1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 3 drinks exóticos de cerveja para se refrescar no verão
3 drinks exóticos de cerveja para se refrescar no verão
Em 24/12/2022 às 10h30.

3 drinks exóticos de cerveja para se refrescar no verão

Coquetéis com cerveja são desafiadores, mas divertidos e saborosos. Podem ser clássicos ou bastante exóticos; confira três opções para animar seu verão.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Fazer drinks de cerveja é algo super divertido, mas de fato apresenta alguns desafios. Não é tão fácil harmonizar o amargor de alguns estilos, ou lidar com a carbonatação já presente na bebida – se bater uma cerveja na coqueteleira, ela “explode”.

No entanto, é interessante notar que o ser humano nunca desistiu de fazer esses drinks, dando origem a coquetéis clássicos, alguns montados apenas com misturas de cervejas ou com sucos, e outros mais modernos, realmente combinados com destilados e até transformando a cerveja em outros formatos, como reduções e xaropes.

Aqui no Cervejar.com adoramos o tema. Já demos receita de Michelada, Radler, Beer Mojito, assim como do brasileiríssimo Catharina Sour com cachaça e até algumas sugestões de drinks para o verão, como Submarino, Black and Tan e Black Velvet.

Dessa vez, vamos focar em alguns coquetéis refrescantes para o verão, porém mais exóticos do que as sugestões clássicas já apresentadas. Preparados para anotar?

1 – Gose Beergarita

Aqui, aproveita-se uma receita clássica para trazer a cerveja para o mundo da mixologia. As cervejas Gose são ácidas e salgadas, combinando perfeitamente com o drink cubano. No lugar do açúcar, que decora e encrusta as bordas do copo, aqui se utiliza sal com raspas de limão.

Ingredientes:

– 1/2 xícara (120ml) de xarope de açúcar simples (1/2 xícara de água com 5 colheres de sopa de açúcar);

– 2 doses (120 ml) de tequila prata;

-1 long neck (355 ml) de cerveja Gose;

– 1 limão (suco e as raspas da casca);

-1 1/2 xícaras (360 ml) de cubos de gelo;

– 2 colheres de sopa (12 gramas) de sal.

Modo de fazer:

– Prepare o xarope de açúcar simples com antecedência. Leve a água para ferver, retire do fogo, adicione o açúcar, mexa algumas vezes até dissolver e deixe esfriar completamente;

–  Prepare as bordas do copo com o sal e as raspas do limão. Espalhe sobre um prato pequeno;

– Esprema o suco do mesmo limão que você raspou (guarde as metades para preparar os copos);

– No liquidificador, adicione o gelo, o suco de limão, a calda simples e a tequila. Bata até que o gelo esteja completamente triturado;

– Adicione a Gose na jarra do liquidificador e mexa delicadamente. Um pouco de espuma da carbonatação ficará em cima da mistura. É normal;

– Umedeça as bordas de dois copos com os pedaços de limão, mergulhe na mistura de raspas de sal com cascas de limão. Despeje o drink e, se quiser, decore com uma fatia fina de limão;

– Sirva-se!

2 – Mai Tai-Ipa

Mai Tai é uma espécie de Daiquiri (drink cubano de rum e suco de limão) mais elaborado, com toques Tiki (movimento cultural americano inspirado na cultura polinésia e da Oceania). Hoje, é tido como um drink clássico, já que nasceu na década de 1940.

Fazê-lo com uma boa American IPA reforça seus toques cítricos e traz um brilho novo e todo especial para essa receita, criada por um dos maiores entusiastas dos drinks com cerveja, Jacob Grier.

Ingredientes:

  • 45 ml de American IPA a sua escolha;
  • 30 ml de rum envelhecido;
  • 30 ml de rum prata (não envelhecido);
  • 30 ml de suco de limão;
  • 22 ml de orgeat (xarope de leite de amêndoas);
  • 15 ml de licor curado;
  • Cerejas marrasquino para decorar.

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes com gelo na coqueteleira. Coe ao despejar em um copo Collins com algumas pedras de gelo. Decore com as cerejas e sirva-se!

3 – Espresso Beer Martini

Café pode ser refrescante? Sem dúvida! Essa versão de Espresso Martini (o drink clássico com café) é feita com cerveja Stout, que traz um toque torrado especial para a combinação.

Diferente do padrão, trabalha com uma combinação de Aperol e Frangelico, capazes de se equilibrar em intensidade com o torrado do licor de café e da cerveja. Uma delícia!

Ingredientes:

30 ml de licor de café;

15 ml de Aperol;

15 ml de Frangelico;

30 ml de Irish Dry Stout (Guinness é um bom exemplo);

1/2 xícara (120 ml) de gelo.

Modo de fazer:

Em uma coqueteleira, misture o licor de café, Aperol, Frangelico e gelo. Agite e coe antes de servir. Complete a taça de martini com a Stout. Se quiser, decore com grãos de café. Sirva-se!

Links:

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe