1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. 4 drinks de cerveja para o verão fáceis de fazer
4 drinks de cerveja para o verão fáceis de fazer
Em 22/01/2022 às 10h00.

4 drinks de cerveja para o verão fáceis de fazer

Leves, refrescantes e simples de fazer, os coquetéis clássicos de cerveja são ótima opção para os dias mais quentes.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O verão e as altas temperaturas aumentam nosso apreço por bebidas leves e refrescantes. E os drinks de cerveja podem ser uma ótima opção. A principal vantagem é que, apesar de existirem coquetéis elaborados e complexos, a maior parte das receitas clássicas com a nossa querida bebida são muito simples e fáceis de fazer. Confira:

Submarino

Quem viveu os anos 1980, deve lembrar do Submarino. Um coquetel feito em uma caneca de cerveja com um copo de destilado dentro, virado de cabeça para baixo. A medida em que se bebe, o shot vai virando e misturando o líquido com o fermentado. Algumas vezes, pode ter um toque de limão e uma borda de sal.

Ingredientes:

  • 400 ml de cerveja American Lager, como a Petra;
  • 50 ml de tequila;
  • Meio limão espremido;
  • Sal para a borda.

Modo de preparo:

Sirva a tequila em um copo tipo shot e segure com a ponta dos dedos. Vire uma caneca de cerveja com a borda já encrustada de sal sobre ele até encostar a boca do copo de destilado no fundo. Vire ambos ao mesmo tempo. Complete com cerveja lentamente.

Radler

Dizem que, em um belo dia de verão, faltou cerveja em um bar próximo a uma pista de ciclismo nos alpes perto de Munique, na Alemanha. O proprietário então decidiu servi-la misturada com limonada. Teria surgido aí o Radler, que significa literalmente ciclista, em alemão. Se a história é ou não verdadeira, não se sabe. Mas que fica gostoso, leve, refrescante, isso fica.

Ingredientes:

  • 150 ml de cerveja American Lager como a Brahma;
  • 150 ml de limonada;

Modo de preparo:

Sirva primeiro a limonada em um copo highball e, em seguida, complete o copo com cerveja.

Black and Tan

Dizem que o melhor acompanhamento para uma cerveja é outra cerveja. Na Inglaterra, sempre foi muito comum misturá-las. O registro escrito mais antigo que menciona o drink Black and Tan é de 1881. Trata-se de uma mistura de dois estilos tradicionais, em um drink bifásico.

Ingredientes:

  • 250 ml de cerveja SpecialBitter (Fuller’sLondon Pride);
  • 250 ml de cerveja Irish DryStout (Fuller’s Black Cab);

Modo de preparo:

O segredo está na montagem do coquetel. Em um copo tipo pint, sirva primeiro a cerveja Bitter. Depois, posicione uma colher de sopa ao nível da cerveja já servida e despeje a Stout lentamente nas costas dela, fazendo com que o líquido se posicione gentilmente por cima da Bitter.

Black Velvet

Um drink de luto. Dizem que surgiu em dezembro de 1961, por ocasião da morte do príncipe Albert, marido da rainha Vitória, monarca do Reino Unido e da Irlanda. Diz-se que a tristeza era tanta que até o coquetel deveria vestir preto, o que foi feito misturando uma Stout ao espumante.

Ingredientes:

  • 75 ml de vinho espumante;
  • 75 ml de cerveja Irish DryStout (Guinness);

Modo de preparo:

Sirva o espumante em um copo flute. Depois complete lenta e gentilmente com cerveja.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe