1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Você conhece a Michelada?
Você conhece a Michelada?
Em 13/10/2021 às 15h07.

Você conhece a Michelada?

Em terras brasileiras, a mexicaníssima Michelada é um dos coquetéis mais populares entre os feitos com cerveja. Conheça a receita.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Seja como coquetelaria ou mixologia, você com certeza já ouviu falar da arte de misturar bebidas. Também sabe que o profissional responsável por essa alquimia é o bartender, barman ou mixologista. E com certeza já experimentou alguns coquetéis – a brasileiríssima caipirinha, por exemplo. Mas você conhece drinks feitos com cerveja?

Sim, eles existem e estão entre as centenas de receitas dos livros de coquetéis. Afinal a cerveja, uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, não poderia ficar de fora dessa. Além disso, a variedade de estilos, aromas e sabores torna a cerveja um belo material de trabalho para esses artistas do bar.

É difícil dizer como aconteceu a inserção da cerveja nesse universo, mas cada drink tem sua história própria. Abaixo, vai a receita da Michelada, um dos simples e fáceis, para você preparar em casa se quiser.

Michelada

Em terras brasileiras, a mexicaníssima Michelada é um dos coquetéis mais populares entre os feitos com cerveja. Uma American Lager, sal, temperos e suco de limão é tudo o que você precisa para fazer. É super fácil de preparar. Complicado mesmo é descobrir a sua história: há inúmeras versões.

Uma das histórias diz que o nome é uma união das palavras “mi chela helada”, onde “chela” é um apelido da cerveja – assim como chamamos aqui no Brasil de breja, béra, bereja, etc. Portanto, pedia-se a cerveja gelada, normalmente com gelo, suco de limão e sal. Os temperos teriam sido inseridos posteriormente na receita. Essa é uma das versões mais prováveis.

Mas a graça mesmo está em outros contos de boteco.

Há quem diga que o coquetel teria nascido em San Luis Potosi, no Clube Desportivo Potosino, onde um sócio chamado Michel Ésper sempre pedia a sua cerveja com sal, limão e gelo. Os outros sócios, vendo a mistura, pediam da mesma forma, como a cerveja do Michel.

Também há uma variação dessa história, na qual o autor desse tipo de mistura era o General Augusto Michel, no final da revolução mexicana, já na década de 40.

Independente se essas histórias são verdadeiras ou não, o drink é muito bom e refrescante. Hoje, em muitas partes do México, há uma diferenciação em pedir uma “chelada”, que é sem temperos, e uma “michelada”, com os condimentos.

Receita de Michelada

Ingredientes:

  • 300 ml de cerveja American Lager;
  • 30 ml de suco de limão;
  • 5 pitadas de molho inglês;
  • 5 pitadas de molho de pimenta tabasco;
  • Gelo a gosto.

Preparo:

Em um copo grande, misture o suco de limão e os molhos. Adicione a cerveja. Use ou não gelo, na quantidade que preferir. Nunca insira o gelo antes da cerveja para não perder gás.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe