1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja IPA: o que é e o que comprar no supermercado
Cerveja IPA: o que é e o que comprar no supermercado
Em 21/06/2023 às 11h30.

Cerveja IPA: o que é e o que comprar no supermercado

Para entender a IPA, você precisa conhecer um pouco da história, das variações e do papel do lúpulo na cerveja; saiba mais sobre esse estilo.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A IPA é uma das cervejas artesanais mais populares do mundo, excluindo-se as chamadas cervejas mainstream, que são aquelas mais vendidas nos supermercados — pertencentes a um único estilo chamado American Lager. IPA significa India Pale Ale e faz referência à sua origem como uma cerveja inglesa que era exportada para a Índia.

Então, que tal aprender o essencial sobre a IPA e, de quebra, ainda ganhar umas indicações sobre quais rótulos degustar?

Características

O estilo IPA é caracterizado pelo amargor elevado, aroma e sabor potentes, isso por conta das altas cargas de lúpulo, matéria-prima que traz para a cerveja componentes amargos e aromáticos.

É um tipo de cerveja muito popular, sendo o mais famoso entre os artesanais. E com o alto volume de produção, também vieram as variações do estilo. O mais popular no Brasil é o American IPA, seguido de perto pelo New England IPA, ambos de origem norte-americana, que tem como características o aroma frutado, cítrico ou resinoso.

História

No final do século XVIII, uma das cervejas mais populares da Europa era a Pale Ale inglesa. Foi a primeira mais clara após séculos de cervejas predominantemente marrons. Mesmo assim, tinha cor cobre, avermelhada.

Nessa época, a Índia era colônia britânica, com grande número de militares e trabalhadores ingleses vivendo por lá. No entanto, como o país asiático é bem mais quente que o europeu e a refrigeração artificial ainda não existia fazer cerveja era uma tarefa difícil e frequentemente o líquido ficava ruim. A solução foi levar a bebida de barco diretamente das cervejarias inglesas.

Os mitos e a evolução

Um mito sobre a IPA é que a cerveja estragava na viagem. Mas isso não é verdade. Porters e Pale Ales já eram exportadas com sucesso pela Inglaterra desde o começo do século. E, desde então, os cervejeiros ingleses já sabiam que qualquer lote que fosse viajar longos trajetos precisava de uma receita mais lupulada.

Ou seja, a ideia de colocar mais lúpulo na cerveja, por conta de suas propriedades conservantes, não nasceu com a IPA. Outro mito que cai por terra.

Por muitos anos, os capitães dos navios mercantes compraram Pale Ales de Londres para revender na Índia. No entanto, no começo do século XIX, passaram a transportar cervejas de outra região, ao norte da capital. Essas cervejas eram fabricadas com a água daquele local, muito mais mineral e, por isso, a bebida ficou mais seca, destacando ainda mais o amargor.

Foi assim que a Pale Ale inglesa foi se transformando gradualmente, durante mais de meio século, em India Pale Ale.

Tipos de cerveja IPA

Existem vários estilos de IPA hoje. A American IPA é a mais popular no Brasil e no mundo. É caracterizada pelo amargor elevado e o uso dos lúpulos americanos, que trazem aromas e sabores frutados, cítricos e resinosos.

O estilo New England IPA (também conhecido como NE, Juicy ou Hazy IPA) é também bastante badalado, sendo um dos mais recentes a serem criados. Os mesmos tipos de lúpulo são usados aqui, mas com ênfase no aroma e sabor, deixando o amargor mais baixo. É também mais cremosa, trazendo um aspecto suculento.

Já as Double IPAs são mais potentes. Normalmente, as versões norte-americanas são mais alcoólicas (até cerca de 10%), amargas e encorpadas. No entanto, a variação mais antiga é a English IPA. Aqui os aromas são mais herbáceos e terrosos por conta do uso dos lúpulos ingleses.

Existe também a Session IPA, que é qualquer variedade de IPA com menos de 5% de álcool. Têm também as Smash IPAs, feitas com um único tipo de malte e de lúpulo, além das moderníssimas Cold IPAs, produzidas com uma fermentação mais neutra, enfatizando ainda mais o amargor e os lúpulos.

Leia Mais: As melhores IPAs do Brasil, segundo a Untappd.

Quais IPAs devo beber?

Em geral, se essa é sua primeira aventura no universo das IPAs, o alto amargor pode te incomodar um pouco. Por isso, comece devagar.

Inicie pelos estilos menos amargos e vá aumentando, aos poucos. Uma das possíveis ordens é começar pela American Pale Ale (APA), que é menos amarga. Depois, tente uma NE IPA, Session IPA, English IPA, American IPA e Double IPA, nessa ordem.

Você também pode realizar harmonizações de pratos com cervejas do estilo India Pale Ale. Normalmente, os pratos mais gordurosos e adocicados contrastam o amargor, diminuindo sua potência.

Abaixo, selecionamos algumas das American IPAs mais populares e mais fáceis de serem encontradas, para você se divertir nesse universo de uma forma acessível.

Baden Baden IPA

É uma das menos amargas e mais fáceis de beber. Em parte, por ter um leve dulçor para equilibrar o amargor, maltes que lembram mais caramelo e levar suco de maracujá na composição. A marca nasceu em Campos do Jordão (SP).

Patagônia IPA

Essa cerveja destaca bem os lúpulos plantados na Patagônia, conceito que dá nome para a cervejaria. São lúpulos herbais e mais resinosos. Já o malte é também um pouco caramelado e o amargor mediano.

Colorado IPA (Índica)

A Índica da cervejaria Colorado é uma das IPAs mais antigas do Brasil, criada em Ribeirão Preto (SP). Sua receita é baseada na English IPA, mas com lúpulos mais frutados e resinosos. Tem amargor mediano e notas maltadas bem destacadas.

Eisenbahn IPA

Aqui os maltes destacados, como tostado e caramelo, equilibram o amargor, juntamente com um suave dulçor, resultando num amargor médio-alto. Já os lúpulos são mais resinosos e cítricos, como pinho e toranja.

Goose Island IPA

Com receita também inspirada na versão inglesa e maltes mais presentes, essa cerveja traz lúpulos mais frutados e potentes, com amargor alto.

Lagunitas IPA

Típica American IPA, essa é uma das cervejas mais populares da marca norte-americana Lagunitas e a única disponível no Brasil. Seu amargor é alto, o malte é levemente tostado e discreto para possibilitar que o lúpulo brilhe com destaque. São notas cítricas de laranja, tangerina, toranja, e resinosas, como pinho.

Roleta Russa IPA

É também uma American IPA de alto amargor e aromas muito frutados e resinosos. A Roleta Russa é a marca de cervejas extremas da cervejaria Imigração 1824, de Campo Bom (RS).

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe