1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. New England IPA: como surgiram e por que fazem sucesso?
New England IPA: como surgiram e por que fazem sucesso?
Em 11/11/2021 às 10h00.

New England IPA: como surgiram e por que fazem sucesso?

A diversidade do estilo e a criatividade na adição de ingredientes agradam um público cada vez mais ávido.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Turvas e muito aromáticas, as New England IPA (NEIPA) são cervejas encorpadas e com um nível de amargor que varia entre médio e baixo. Esse estilo possui um nicho exclusivo dentro do mercado de cerveja artesanal, e costuma fazer a alegria dos chamados beergeeks, bebedores fascinados pelo segmento.

Com amargor mais moderado que as IPAs clássicas, a turvação das NEIPA é devida à combinação de uma variedade de técnicas. Uma delas se baseia na utilização de tipos de levedura, que aumentam os aromas e criam uma sensação suave e cremosa na boca, ao mesmo tempo, em que reduz o amargor forte associado às IPAs mais convencionais.

O que hoje é um tipo de cerveja estabelecido, principalmente, com o público especializado, é, na verdade, o resultado de uma derivação dos mundos das IPAs, que não possui tanto tempo de existência, e foi uma das criações do mercado de cerveja artesanal norte-americano.

A origem das NEW England IPA

As New England IPA (NEIPA), também conhecidas como Hazy IPA ou Juicy IPA, são assim chamadas devido ao aspecto nebuloso de sua aparência que, realmente, se assemelha a um suco. Elas são turvas, suaves e frutadas, com um amargor reduzido e sofisticado.

As NEIPA são originárias de Vermont, um pequeno estado dos Estados Unidos. A produção iniciou em 2004, com uma IPA chamada Heady Topper, produzida pela cervejaria The Alchemist.

O cervejeiro John Kimmich é considerado o criador deste estilo. Ele experimentou uma receita de IPA e decidiu não filtrar, nem pasteurizar a cerveja – ambos os métodos utilizados para estender o tempo de prateleira da bebida. O resultado foi uma IPA mais espessa, com sabor e aroma diferenciados.

Este estilo começou a aparecer no radar dos consumidores norte-americanos, por volta de 2011. Mas, foi somente em 2015, que o estilo foi oficialmente reconhecido, quando publicado no Beer Judge Certification Program (BJCP), um dos principais guias de referência para avaliação de cervejas. Esse reconhecimento ajudou o estilo a explodir e acelerar a produção ao redor do mundo.

Os primeiros exemplares de New England IPA foram produzidos no Brasil, a partir de 2014, quando a cervejaria paulista Dogma lançou a Rizoma, sua primeira Hazy IPA. No ano seguinte, durante o Mondial de la Bière, a cervejaria carioca Hocus Pocus lançou a Overdrive, uma cerveja com aroma frutado e aparência turva.

Desde então, centenas de cervejarias brasileiras embarcaram na onda, criando suas próprias versões de NEIPA, fenômeno que se espalhou por microcervejarias de todo o país.

O sucesso das New England IPA

Em mais de quinze anos de existência, as NEIPA evoluíram para adição de novos ingredientes, como frutas e lactose, e outras técnicas para incorporar acidez. Tudo isso para continuar apresentando novidades para um público ávido por elas.

Além das características sensoriais deste estilo, que são fáceis de reconhecer, as próprias latas são um show à parte. Com embalagens lacradas, elas preservam todo o conteúdo, para garantir aroma e sabor.

A combinação entre esses dois fatores, bebida nebulosa e latas, faz das New England IPA um “prato cheio” para reprodução em mídias sociais, como o Instagram. Tudo isso contribui com a grande repercussão deste estilo, que conquista, cada vez mais, fãs ao redor do mundo.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe