1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. As melhores IPAs do Brasil, segundo a Untappd
As melhores IPAs do Brasil, segundo a Untappd
Em 29/07/2022 às 11h30.

As melhores IPAs do Brasil, segundo a Untappd

Rede social cervejeira permite que os usuários façam “check-in” em cervejas, compartilhem com amigos o que estão bebendo e suas avaliações sobre o produto.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Quais são as melhores IPAs do Brasil? A resposta depende de muitos critérios. Podemos usar o gosto pessoal, as medalhas de um concurso ou até a Untappd, principal rede social cervejeira. Fundada em 2010, na Califórnia (EUA), ela permite que os usuários façam “check-in” nas cervejas que estão bebendo. Assim, podem compartilhar com os amigos e fazer avaliações. Em 2016, a Untappd ultrapassou três milhões de usuários cadastrados.

As notas são polêmicas, claro. Em 2021, um jornal de Sacramento, também na Califórnia (EUA), fez uma reportagem mostrando como as notas baixas afetaram drasticamente as vendas de uma cervejaria local. Algumas notas dadas de forma injusta em relação à qualidade do produto.

Muitos criticam o aplicativo por estimular esse tipo de atitude. As notas são dadas pelo público que, em geral, usa o gosto pessoal como parâmetro. Por outro lado, são interessantes justamente por isso. De qualquer forma, é preciso entender que as avaliações não são a representação fiel da qualidade das cervejas, mas podem ser usadas como referência, se observada essa ressalva.

Mas, voltando ao início, quais as melhores IPAs do Brasil? Para responder, escolhemos a cerveja melhor avaliada em cinco estilos diferentes de India Pale Ale, na Untappd. O resultado, até o fechamento desse texto (22/07), está a seguir.

NE IPA – Everbrew Maine Berry Gelato

As New England Hazy ou Juicy IPAs são uma variante de amargor reduzido, mas aroma intenso e explosivo dos lúpulos adicionados em alta quantidade. A Maine Berry Belato, da Everbrew, de Santos (SP), tem nota 4,23, mais de 1,5 mil “check-ins” e é deliciosa. Na composição, leva também  Berry Gelato, um extrato vegetal que traz aromas de baunilha, frutas tropicais e “berries”.

NE Double IPA – Hocus Pocus Overdrive

A Overdrive da Hocus Pocus, do Rio de Janeiro (RJ), é a segunda cerveja mais bem avaliada do Brasil, segundo a Untappd. Entre todas as variações de IPA, é a que tem maior nota: 4,38 em mais de 4,5 mil avaliações. Pertence ao estilo New England Double IPA, uma versão mais alcoólica da NE IPA. Ela tem 8,2% e utiliza um único lúpulo, o Citra, que traz aromas de maracujá, abacaxi e pêssego.

Double IPA – Dogma Rizoma

Com uma das maiores notas do Brasil, 4,33, a Dogma Rizoma (São Paulo – SP) possui mais de 5,9 mil avaliações no aplicativo. Trata-se de uma Double IPA de 9% e 80 IBU – medida de amargor de lúpulo que vai de zero a cem. Utiliza mais de 20 gramas de lúpulo por litro, das variedades Citra e Mosaic, que trazem aromas cítricos e tropicais.

American IPA – Seasons Holy Cow #2

Com mais de 4,7 mil avaliações, e nota 4,15, a Holy Cow #2 da Seasons, marca de Porto Alegre (RS), é a primeira do ranking na categoria American IPA. Na receita, quatro variedades de lúpulo: Columbus, Chinook, Galaxy e Amarillo. Os aromas são cítricos, tropicais e resinosos.

Session IPA – Moondri Moon Balance

Com cerca de 350 avaliações, a Moon Balance, Session IPA da Moondri, de Curitiba (PR), chegou a maior nota do estilo: 3,99. Uma cerveja leve e refrescante, como pede esse estilo, feito propositalmente com baixo teor alcoólico (4,9%). Tem os lúpulos Simcoe, Citra e Mosaic, além de características semelhantes a uma New England IPA.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe