1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O que é uma Smash IPA?
O que é uma Smash IPA?
Em 08/11/2022 às 15h20.

O que é uma Smash IPA?

A fabricação de cerveja pode ser um processo complexo, mas há beleza em manter as coisas simples; conheça as Smash IPAs.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A maioria das cervejas, principalmente as IPAs, usam diversas variedades de lúpulo. Algumas podem usar mais de seis variedades para chegar ao perfil desejado de sabor e aroma. Embora essa diversidade possa criar uma profundidade de amargor e outras notas de sabor, fica difícil ter uma ideia real do que as variedades individuais de lúpulo podem trazer para uma receita de cerveja.

Do inglês, smash é a sigla para “single malt and single hop”, ou malte único e lúpulo único, em português. A experiência sensorial do perfil de um determinado lúpulo em combinação com apenas um tipo de malte é o objetivo das chamadas Smash IPAs.

O atrativo das Smash IPAs

A fabricação de cerveja pode ser um processo complexo, mas há beleza em manter as coisas simples. É por isso que Smash IPAs podem ser tão interessantes, porque permitem que os sabores de um único lúpulo e um único malte mostrem sua profundidade de maneira descomplicada, mas saborosa.

No entanto, a escolha do malte para este tipo de cerveja, precisa levar alguns pontos em consideração. Em primeiro lugar, ao selecionar uma variedade de lúpulo para as Smash IPAs, é interessante escolher uma variedade que seja adequada para uso em qualquer estágio do processo de fabricação de cerveja.

Lúpulos cuja utilização seja muito focada num determinado estágio do processo de produção serão mais difíceis de encaixar com sucesso na receita. Assim como com o malte, é importante selecionar um lúpulo que complemente e equilibre o caráter do malte.

Se você tem curiosidade de conhecer as combinações simples de malte e lúpulo, as Smash IPAs são a opção ideal e vão te oferecer diferentes caminhos a serem explorados.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe