India Pale Ale: 5 estilos de IPAs para você experimentar
Mais popular entre as artesanais, a IPA tem inúmeras variações criadas ao longo dos anos de sucesso; conheça cinco delas.
A India Pale Ale rende muito assunto. Isso porque é, seguramente, o estilo mais popular entre as cervejas artesanais hoje – excluindo, claro, as American Lagers, que são aquelas cervejas “normais” do mercado. E com essa fama também vieram as variações. Os tipos de IPAs são muitos, criados a partir de diferenças grandes e pequenas da India Pale Ale original. Que tal conhecer alguns deles?
English IPA
Trata-se da India Pale Ale original, desenvolvida entre o final do século XVIII e começo do XIX. A história nos conta que era uma Pale Ale adaptada para a exportação para Índia. Como outras cervejas da época, recebeu mais lúpulo para suportar a viagem. O ingrediente é também um conservante natural.
Mas a IPA só ficou realmente mais amarga quando começou a ser feita por cervejarias de Burton Upon Trent, cidade inglesa que tem água muito mineral, o que favorece essa qualidade. Utiliza lúpulos ingleses, tradicionalmente mais terrosos e herbais. Experimente a Fuller’s IPA.
Saiba tudo sobre a cerveja IPA nesse texto!
American IPA
Esse é o estilo mais popular hoje. É a IPA que você conhece, com uma profusão de aromas e sabores frutados. Foi desenvolvido na década de 1970, nos Estados Unidos. Os cervejeiros norte-americanos resgataram a esquecida receita da English IPA e acrescentaram o lúpulo local, intensamente frutado, cítrico e resinoso. Muitos apontam a Anchor Liberty Ale como a primeira do estilo, lançada em 1975, na Califórnia. Ela também está disponível no Brasil.
Double IPA
As cervejarias norte-americanas já foram consideradas notórias pelo exagero. Uma das cervejas que marca essa fase exacerbada é a Russian River Pliny The Elder. Ela foi lançada em 1997 e é considerada a mais notória entre as primeiras Double IPAs dos Estados Unidos.
Trata-se de um estilo mais alcoólico, encorpado e ainda mais amargo que as American IPAs normais, podendo chegar a 100 IBU (escala de amargor de lúpulo que varia de 0 a 100). No Brasil, experimente a Bodebrown Perigosa Imperial IPA.
Session IPA
O termo “session” vem do inglês e significa “sessão”, período de tempo. As Session IPAs são cervejas desse estilo com no máximo 5% de álcool, para serem bebidas por um período maior de tempo, sem que haja embriaguez. Podem ter qualquer tipo de lúpulo no aroma e sabor, mas normalmente são um pouco menos amargas e tem corpo mais baixo. Procure pela 4ever Santos, da Cervejaria Everbrew.
New England / Hazy / Juicy IPA
A queridinha do momento! Trata-se de uma variação de menor amargor, de aromas e sabores explosivos de lúpulo, com notas frutadas, cítricas e tropicais. O primeiro rótulo foi a Heady Tooper, da The Alchemist.
O segredo é a inserção de muito lúpulo em etapas tardias do processo de fabricação, que extraem pouco amargor mas preservam os aromas. Por conta disso, ela fica muito turva, sendo chamada de Hazy IPA. Também é conhecida como Juicy IPA, por ter um aspecto suculento. Experimente a Hocus Pocus Event Horizon.
Leia mais: 7 IPAs para comprar abaixo de R$ 10 para ninguém ficar sem experimentar essas delícias.