Duas paixões nacionais: Saiba como harmonizar pastel e cerveja
Cerveja artesanal vai muito bem com um pastelzinho, duas paixões nacionais; saiba quais são as melhores combinações.
O pastel é uma verdadeira instituição brasileira, seja ele de feira, lanchonete ou até mesmo feito em casa. A iguaria se desenvolveu no Brasil junto com as famosas pastelarias criadas no início do século XX, por imigrantes japoneses e chineses.
E que tal harmonizar essa comida tão amada com cervejas artesanais? Confira, a seguir, algumas dicas e sugestões.
Qualquer pastel com uma boa Pilsen
Uma boa Pilsen combina com praticamente qualquer tipo de pastel, para um momento de limpeza do paladar e refrescância. Também pode oferecer alguns sabores sutis que complementam bem pastéis temperados.
Pastel de queijo com cerveja Saison
Um pastel de queijo oferece sabor e gordura que irão combinar bem com o frutado e leve condimentado de uma cerveja Saison. A Saison também oferece a carbonatação necessária para auxiliar na limpeza do paladar, a cada nova mordida. Uma bela alternativa é a harmonização com Belgian Golden Strong Ale.
Pastel de carne com Session IPA ou Amber Ale
E que tal curtir um pastel de carne combinado com o amargor e baixo teor alcoólico de uma Session IPA? Certamente, uma combinação de sucesso. Não curte amargor? Sem problemas, o caramelo de uma Amber Ale cairá muito bem com o pastel de carne também.
Pastel de camarão com cerveja Trippel
Um pastel de camarão é um festival intenso de sabores, com um molho que enriquece ainda mais o sabor do pastel. Uma bela pedida para acompanhar é uma cerveja Trippel. Com grande intensidade de sabores, ela complementa o pastel e oferece uma maravilhosa harmonização.