1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Pilsen: Saiba tudo sobre uma das cervejas mais populares do mundo
Pilsen: Saiba tudo sobre uma das cervejas mais populares do mundo
Em 16/11/2022 às 11h30.

Pilsen: Saiba tudo sobre uma das cervejas mais populares do mundo

Clara e dourada, originária da República Tcheca, essa bebida revolucionou o universo cervejeiro; conheça o sabor e a história de uma dos estilos mais consumidos do mundo.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Pilsen é o nome de uma cidade na Boêmia Ocidental na República Tcheca, berço do estilo de cerveja Pilsen – também chamado de Pilsner ou Pils. Originalmente, o termo “pilsner” significa “de Pilsen”, e as cervejas mais populares do mundo são baseadas na Pilsner original.

A cerveja é fabricada em Pilsen desde sua fundação, na Idade Média. No entanto, foi o desenvolvimento de uma cerveja clara e dourada no século XIX que levou o nome da cidade a ficar conhecido no mundo todo.

Características

A Pilsen é uma cerveja pálida e dourada, originária desta região na República Tcheca. Ela revolucionou o mundo cervejeiro quando apareceu pela primeira vez, graças ao seu brilho dourado sedutor e sabor presente e refrescante.

O estilo Pilsen, o Czech ou Bohemiam Pilsner, foi idealizado por Josef Groll. Pela primeira vez, em 1842, ele combinou leveduras Lager, de baixa fermentação, com maltes mais leves e lúpulos Saaz.

A Czech Pilsner tem um sabor equilibrado de maltes suaves com o lúpulo Saaz floral e picante e, às vezes, um pouco gramíneo (imagine um campo com grama recém-cortada). O seu amargor é mais estimulante do que agressivo, apresentando um final que é agradável e limpo.

Tem também o estilo chamado de German Pilsner (Pilsner alemã), que se tornou popular depois que a Bohemian Pilsner decolou. O estilo alemão pode ser feito com lúpulo Saaz, ou com qualquer outra combinação de lúpulos nobres alemães.

Nesse estilo, maltes com alguma doçura podem ser percebidos, assim como sabores cítricos e delicados. No entanto, o lúpulo é a estrela desta cerveja, criando uma bebida limpa e que refresca o paladar.

Inovações

O nascimento da Pilsner coincidiu com o maior período de inovação científica da história da  cerveja, como também da sociedade. Ferrovias, refrigeração, vidro, e outras inovações se popularizam na época e ajudaram o mundo da cerveja e, em especial o da Pilsen, a se desenvolver.

A Pilsner criou o modelo para a cerveja dourada industrial que domina o mercado global de cerveja – cerca de 95% da cerveja vendida no mundo. Essa versão é mais corretamente classificada como American Light Lagers e, por isso, muitas vezes, é confundida com a Pilsner original da República Tcheca.

Assim, o primeiro contato com uma verdadeira Pilsner pode ser uma revelação bastante marcante para o bebedor, que experimentou apenas versões mais aguadas produzidas em massa pela grande indústria.

Caso esse seja seu caso, que tal, agora que você sabe mais sobre esse estilo, aproveitar para conhecer os sabores suaves e apaixonantes da clássica Pilsen tcheca? E para quem já provou, vale a pena o reencontro!

 

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe