1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Belgian Golden Strong Ale: Entenda e deguste esse estilo
Belgian Golden Strong Ale: Entenda e deguste esse estilo
Em 24/08/2022 às 12h37.

Belgian Golden Strong Ale: Entenda e deguste esse estilo

Criado pelos cervejeiros da famosa Duvel, o estilo Belgian Golden Strong Ale é um clássico que precisa ser degustado.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

O estilo Belgian Golden Strong  Ale combina a complexidade das cervejas belgas com sabores que são acessíveis para a maioria dos paladares, desde os iniciantes até os mais experimentes no universo das cervejas.

Desenvolvido pela cervejaria belga Duvel Moortgat nos anos 1920, o estilo só adquiriu sua forma atual nos anos 1970. Antes disso, era apenas uma cerveja de coloração mais escura.

A criação desta cerveja, depois reconhecida como o estilo Belgian Golden Strong Ale pelos guias de estilo, foi uma resposta da Duvel ao crescimento de popularidade de cervejas Pilsen naquela época.

Características

Os ingredientes utilizados para produzir uma Belgian Strong Golden Ale são muito simples, além dos tradicionais água, malte, lúpulo e levedura, ela conta apenas com uma fonte de açúcar adicional. No entanto, uma boa cerveja deste estilo vem da complexidade e boa execução de seu processo de produção.

O estilo Belgian Golden Strong Ale é frutado e complexo. O teor alcoólico dessa bebida é em torno de 8%, a presença do lúpulo é equilibrada com o restante do conjunto, trazendo notas herbais e condimentadas e o caráter frutado vem dos ésteres produzidos pelas leveduras belgas.

Essa característica coringa das Belgian Strong Golden Ale vem do casamento da complexidade de uma cerveja Tripel com a facilidade de beber de uma German Pilsen. O resultado é uma cerveja de sucesso.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe