1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Filmes de cerveja: 7 longas, documentários e séries para maratonar
Filmes de cerveja: 7 longas, documentários e séries para maratonar
Em 05/12/2022 às 11h30.

Filmes de cerveja: 7 longas, documentários e séries para maratonar

A cerveja é a personagem principal ou, pelo menos, uma coadjuvante de destaque nessas produções de comédia; drama e ação; confira a lista.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Para quem curte cerveja de verdade, a bebida é alimento, cultura e estilo de vida. E talvez uma das “harmonizações” que mais represente isso é com o cinema. Por enquanto, ainda são poucos os filmes que têm a cerveja como personagem principal ou, pelo menos, como coadjuvante de destaque, mas o ramo está crescendo.

E não são apenas longas de ficção, mas também documentários e séries. Já até falamos de alguns exemplos nacionais aqui no Cervejar.com. Então, que tal agora focar nas produções estrangeiras? Selecionamos alguns dos melhores audiovisuais da Hollywood cervejeira para você. Confira.

Operação Cerveja

Vale tudo por uma boa cerveja? Se você disse sim, tem que assistir ao filme “Operação Cerveja” (2022). O longa conta a história do fuzileiro naval John “Chickie” Donohue, que decide levar cerveja para seus colegas em plena Guerra do Vietnã. Para isso, ele precisa rastreá-los, passando por situações que vão do cômico ao dramático. Por mais absurdo que pareça, a história é baseada em fatos reais narrados pelo próprio John no livro “The Greatest Beer Run Ever”, de 2017. O filme está disponível na Apple Tv.

Heróis da Ressaca

Se você quer dar muitas risadas, vá de “Heróis da Ressaca” (2013). Aqui, um grupo de amigos tenta concluir um pubcrawl (tour bebendo em diferentes pubs), missão que eles falharam quando jovens. No entanto, as responsabilidades da maturidade e uma invasão alienígena vão atrapalhar os planos. Um bom filme com toques de humor “nonsense” tipicamente britânico.

Um brinde à Amizade

“Um Brinde à Amizade” (2013) é uma ótima comédia romântica que se passa na Chicago Brewing, que na vida real chama-se Revolution Brewing. A trama envolve um casal de amigos que se conhece trabalhando numa fábrica. Eles têm gostos parecidos e vivem flertando um com o outro. No entanto, já são comprometidos. Mas quanto mais bebem, mas ficam abertos à possibilidade de saírem juntos.

Oktoberfest: Sangue e Cerveja

No início do século XX, a Oktoberfest de Munique reunia várias cervejarias locais, que vendiam as bebidas em pequenas tendas. Até que Georg Lang mudou tudo, quando construiu a maior barraca até então, marcando o início das grandes cervejarias. É baseada nessa história real que a minissérie dramática “Oktoberfest: Sangue e Cerveja” (2020) desenrola seu roteiro. Na ficção, é Curt Prank que tenta dominar o negócio da Oktoberfest, mas vários eventos brutais acabam sendo desencadeados no processo. A série é uma produção Netflix.

Irmãos Cervejeiros

A série de humor “Irmãos Cervejeiros” (2020) conta a história de dois irmãos que nunca se entenderam e agora precisam trabalhar juntos para salvar uma cervejaria da falência. No entanto, nada é tão simples quanto parece. Dos mesmos produtores de “Mad About You” e “Seinfeld”, essa sitcom foi bastante criticada, mas serve para dar boas risadas enquanto se aprecia uma boa cerveja.

Jogada de Mestre

O filme “Jogada de Mestre” (2015) é baseado na história real do sequestro de Freddy Heineken, em 1983. A trama se passa da perspectiva dos quatro amigos que buscam uma forma de se dar bem na vida e realizam um resgate milionário. Recheado de ação, drama e suspense, o filme conta com Anthony Hopkins no papel do ex-proprietário da cervejaria. Disponível no Amazon Prime Vídeo.

Beer Wars

Apesar do título, não há uma guerra aberta no filme. No entanto, “Beer Wars” (2009) revela um conflito velado entre as grandes e as microcervejarias dos Estados Unidos. O documentário destaca os desafios que as pequenas cervejarias enfrentam e como os problemas podem ser superados. Com entrevistas de grandes nomes da cerveja artesanal, como Sam Calagione, da Dogfish Head, e Greg Koch, da Stone Brewing.

 

Link: https://cervejar.com/5-filmes-e-programas-brasileiros-sobre-cerveja/

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe