1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. 5 filmes e programas brasileiros sobre cerveja
5 filmes e programas brasileiros sobre cerveja
Em 09/06/2022 às 10h16.

5 filmes e programas brasileiros sobre cerveja

Além de beber, que tal “assistir” cerveja? Para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, listamos cinco filmes nacionais sobre a bebida para você ver enquanto degusta seu rótulo favorito.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Em 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro. Foi nessa data que em 1898 o ítalo-brasileiro Afonso Segreto fez as primeiras imagens em movimento no Brasil e, por isso, é considerado o primeiro cinegrafista e diretor do país.

Para quem curte a sétima arte, a boa notícia é que temos filmes, longas, curtas e séries sobre o assunto. A má notícia, no entanto, é que ainda são poucas produções e, com certeza, o assunto merece mais. Confira, a seguir, algumas obras para apreciar enquanto degusta uma boa cerveja.

Em Busca da Cerveja Perfeita

Dirigido por Heitor Dhalia (o mesmo de “O Cheiro do Ralo”), “Em Busca da Cerveja Perfeita” é um longa-metragem documental que viaja mais de 10 mil quilômetros em busca da cerveja ideal. Ele foi produzido pela Cervejaria Ambev e tem um ar de “publicidade”. Mas, isso não invalida as informações dadas nas dezenas de depoimentos sobre a história e a cultura cervejeira, por profissionais gabaritados do mercado, como cervejeiros, mestre cervejeiros e sommeliers. Além disso, é visualmente muito bonito e bem-feito.

Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil

A DUM Cervejaria também fez seu documentário, “Petroleum é nosso”, viabilizado por meio de um financiamento coletivo. O filme usa como fio condutor a história da Petroleum, uma potente Russian Imperial Stout da cervejaria, para mostrar e falar sobre a cena da cerveja artesanal nacional.

Cerveja Falada

Se tempo é problema, que tal um curta? Lançado em 2010, o curta-metragem “Cerveja Falada” conta a história de Rupprecht Loeffler, proprietário da Cervejaria Canoiense, em Canoinhas (SC), que foi considerado o mais antigo cervejeiro do Brasil. Na época, “Seu Lefra”, como era mais conhecido, tinha 93 anos, muitos deles dedicados à arte de fazer cerveja. Ele faleceu em 2011, mas a família decidiu continuar tocando a antiga cervejaria.

Eisenbahn Mestre Cervejeiro

Para além dos documentários, a produção audiovisual brasileira também tem cerveja em reality shows. Um dos mais antigos concursos de cerveja do país, o Eisenbahn Mestre Cervejeiro virou programa em 2017, 2018 e 2019, totalizando três temporadas de competição para eleger a melhor cerveja e o melhor cervejeiro. Em 2018 e 2019, a produção foi exibida no canal Multishow, com melhores momentos na Globo.

Cervejantes

Outro reality sobre o assunto foi o Cervejantes, exibido no Mais Globosat, em 2015. O formato era de disputa entre equipes que competiam para ver quem fazia a melhor cerveja. Apresentado pelos especialistas Paula Yunes e Gabriel Di Martino, teve com juiz Leonardo Botto, um dos mais antigos professores de cerveja caseira do país.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe