1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Dia de jogo: combine cervejas com petiscos
Dia de jogo: combine cervejas com petiscos
Em 23/07/2022 às 10h00.

Dia de jogo: combine cervejas com petiscos

Na hora do jogo, a combinação correta de petiscos com cerveja pode tornar tudo ainda mais gostoso; e vai que dá sorte?

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Seja qual for o seu esporte, dia de jogo é hora de ir para a frente da televisão ou para a arquibancada e torcer pela equipe do coração. No entanto, o estômago também precisa ser bem tratado. Apreciar a partida com petiscos, sanduíches e pratos é quase tão clássico como a rivalidade de alguns times. E qual a bebida preferida? Cerveja, é claro!

Por isso, nós do Cervejar.com resolvemos facilitar sua vida e dar sugestões de combinações de cervejas com comidinhas servidas nos estádios, ou feitas em casa, para aumentar o prazer gastronômico nesses momentos tensos. E vai que dá sorte?

Pizza

Um clássico da falta de planejamento, a pizza que chega na hora da partida, é sempre deliciosa. Mata a fome e ajuda com o nervosismo da partida. Mas, ela pode ir muito além disso. Para cada cobertura, é possível combinar com cervejas diferentes. Para a American Lager de sempre, vá de coberturas leves como muçarela, marguerita e de vegetais, como brócolis, milho e ervilha, entre outras.

Espetinho

Já nos estádios, é muito comum devorar espetinhos deliciosos. Linguiça, frango, diversos tipos de carne e até vegetais podem ser preparados na grelha, e conseguir aquele sabor defumado, que só o fogo traz. Aqui, a American Lager pode ir bem com espetinhos vegetarianos. Também pode servir bem com frango, mas esse fica ainda melhor com maltes tostados presentes no estilo Vienna Lager, (ou naquela Duplo Malte). Com carne, melhor aumentar a intensidade para um Irish Red Ale, Munich Dunkel ou Belgian Pale Ale.

Sanduíches

O mundo dos sanduíches é vasto e variado: potencialmente tudo pode caber entre duas fatias de pão. Sanduíches são também muito populares em estádios pelo Brasil. Com pimentão verde, tomate e muito pernil, o sanduíche de pernil é um clássico paulista do estádio do Pacaembu, também servido no Morumbi. Uma beleza que pode ser combinada com uma boa New England IPA, para complementar a carne com sabor frutado. Outra figurinha fácil de achar é o sanduíche de linguiça ou o choripan (muito popular na Argentina e no Chile). Se você gosta de pimenta, vá de Session IPA, que enfatiza a picância. Se não, escolha uma Bock, para ressaltar o sabor da carne.

Cachorro-quente

Cachorro-quente é um capítulo à parte dentro da categoria de sanduíches. Vai desde aquele servido apenas com ketchup e mostarda até o “completão”. Obviamente, uma boa harmonização dependerá do que tem no recheio. Mas parte-se do mesmo princípio: pão, salsicha e temperos. Por isso, minha primeira escolha seria uma cerveja de trigo de tradição alemã, a Weizenbier. Ela contrasta a gordura da salsicha ao mesmo tempo em que enfatiza os condimentos e tem similaridade com o pão.

Mercado Cervejeiro
08/08/2022 às 10h35.

Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional

29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
01/08/2022 às 10h06.

Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai

Você já escolheu o presente do paizão? Com mais de 150 estilos, cervejas podem ser uma ótima opção.

Compartilhe