1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Pizza com cerveja: um delicioso desafio à harmonização
Pizza com cerveja: um delicioso desafio à harmonização
Em 21/05/2022 às 10h00.

Pizza com cerveja: um delicioso desafio à harmonização

A variedade de sabores de pizza pede uma bebida que seja versátil, como a cerveja. Se você duvida, sugerimos três combinações para tirar a dúvida.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Nossa querida pizza é tão gostosa quanto variada. O que faz dela um desafio delicioso para a harmonização. Essa diversidade pede uma bebida versátil, para acompanhar adequadamente todos os sabores. E, por isso, a cerveja é a escolha ideal.

A história da pizza provavelmente é mais antiga do que imaginamos. Dizem que havia um prato semelhante no período Neolítico, no início da civilização ocidental, na região da Mesopotâmia. Era um disco de massa coberto de ervas. Até gregos e romanos tiveram seus pães chatos e condimentados. Mas o nome dessas iguarias variava muito e é difícil achar uma origem em comum.

Certo mesmo é que a versão que conhecemos hoje teve origem como “alimento dos pobres”, no sul da Itália, no século XVII. A “picea” servia para matar a fome. Inicialmente, foi temperada apenas com ervas e depois recebeu também o tomate. Tinha formato de meia lua, com a massa dobrada por cima do recheio, semelhante a um calzone. Logo vieram coberturas como peixes, embutidos e queijos.

A pizza foi amplamente difundida em meados do século XIX. Uma das histórias mais famosas diz que Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles, considerado o primeiro pizzaiolo, homenageou o Rei Humberto I e sua esposa Margarida com uma pizza, em 1889. Ela tinha as cores da bandeira italiana e era composta por tomate, muçarela e manjericão. Dizem que a rainha apreciou tanto que Raffaele batizou a criação de “Margherita”.

Ainda não está convencido da combinação de cerveja com pizza? Então, que tal experimentar algumas combinações para tirar a dúvida?

1 – Margherita com Witbier

Em geral, harmonizamos as pizzas pensando em suas coberturas. No entanto, apesar de parecer neutra, a massa e os ingredientes básicos também interferem nas combinações. Ou seja, de saída, toda a pizza tem também um leve dulçor da massa, acidez do tomate e o uso de orégano como erva principal. No caso da margherita, o manjericão acrescenta frescor e a muçarela, gordura.

Uma das possibilidades é usar uma boa Witbier, cerveja de trigo de tradição belga condimentada com sementes de coentro e cascas de laranja. Sua base de trigo se assemelha com a massa, a suave acidez encontra seu equivalente no tomate e ela ainda enfatiza o manjericão, trazendo um toque de laranja igualmente fresco. Uma combinação que preza pela leveza.

2 – Pepperoni com American Pale Ale ou Vienna Lager

Embutidos têm um elevado teor de sal, gordura e, algumas vezes, defumação. No caso do pepperoni, a páprica o torna também picante. Quem gosta de pimenta, pode combinar com uma American Pale Ale, cerveja de amargor elevado e aromas cítricos. Ela vai enfatizar ainda mais a picância e contrastar a gordura. Já quem prefere menos picância, encontra na Vienna Lager uma ótima aliada para acalmar essa sensação, contrastando a gordura e enfatizando o sabor da carne.

3 – Frango e catupiry com Bock

A mais brasileira das invenções. A pizza de frango com catupiry tem sua origem provavelmente na década de 1970, aqui no Brasil. Consiste basicamente em frango desfiado e temperado, muçarela e catupiry. Ela pede uma cerveja de maior potência, como a Bock. Seus aromas e sabores tostados, acastanhados e caramelados complementam a pizza, enfatizam o sabor do frango, enquanto o álcool contrasta a sensação untuosa do catupiry.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe