1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Derrubando mitos: Cerveja artesanal não é (sempre) amarga
Derrubando mitos: Cerveja artesanal não é (sempre) amarga
Em 16/12/2022 às 11h00.

Derrubando mitos: Cerveja artesanal não é (sempre) amarga

O mundo da cerveja artesanal oferece diferentes opções para pessoas que não apreciam sabores amargos; conheça as cervejas com pouco amargor.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Muitas pessoas acreditam que cerveja artesanal é sempre amarga. Essa fama faz com que, entre outras consequências, cresça o desinteresse de potenciais novos bebedores pelas cervejas artesanais. No entanto, a verdade é que, caso fosse realizada uma avaliação dos estilos de cerveja já catalogados, apenas uma pequena parte seria considerada “amarga”.

Sendo assim, por que existe a ideia de que cerveja artesanal é sempre amarga? A percepção do público de que essa bebida é amarga possui uma explicação bastante razoável. Em primeiro lugar, essa é a fama das IPAs, estilo de cerveja que carrega maior quantidade de lúpulo de amargor e se tornou o estilo de cerveja artesanal mais famoso entre os existentes.

Logo, como esse estilo é muito reconhecido, ele é também muito produzido em detrimento de outros. Com isso, é fácil que pessoas que não conheçam muitas opções de cerveja, sejam pegas pelo mito de que cervejas artesanais são sempre amargas.

Outro ponto importante é que, diferente das American Light Lagers, que são as cervejas que dominam o mercado de massa, a maioria das cervejas artesanais carregam mais sabor, e dependendo do estilo, um nível de amargor acima do normal para bebedores iniciantes.

Cervejas com pouco amargor

De qualquer forma, ainda existe um universo gigantesco de cervejas com quase zero amargor. É o caso dos estilos focados em sabores mais doces, que lembram caramelo, como Red Ale, Wee Heavy, Dubbel e Bock, por exemplo.

Tem também as cervejas com sabores mais azedos, como a Berliner Weisse e Catharina Sour. Há ainda as que lembram torrado, café e chocolate, como as Brown Ales, Porters, Stouts e Imperial Stouts.

Ou seja, caso o amargor não seja do seu gosto, existem, sim, várias outras opções no mundo da cerveja artesanal para agradar o seu paladar.

Links:

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe