1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Caramelo na cerveja: conheça os principais estilos
Caramelo na cerveja: conheça os principais estilos
Em 25/05/2022 às 10h00.

Caramelo na cerveja: conheça os principais estilos

O sabor caramelo está presente em diferentes estilos de cerveja, nas mais variadas propostas de equilíbrio; conheça os principais.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Quando degustamos uma cerveja, o sabor doce, elegantemente chamado de dulçor, pode apresentar diferentes nuances, dependendo da forma que a bebida foi produzida. Um deles lembra caramelo. Sim, a cerveja pode apresentar notas de caramelo. Nesta materia, trazemos exemplos de estilos de cerveja em que é possível perceber esse sabor.

Quando falamos de caramelo, o foco aqui é no sabor que deriva exclusivamente do uso de malte. Porém, esse sabor também pode ser atingido com o uso de outros ingredientes, inclusive, o próprio caramelo produzido a partir do açúcar.

O caramelo que vem do malte

Alguns tipos de malte podem adicionar um forte sabor de caramelo à cerveja, quando utilizados como ingredientes na produção da bebida. Isso é alcançado por meio de processos de altas temperaturas, em que parte do amido se torna açúcar líquido e, em seguida, caramelo, que é cristalizado no grão durante a etapa de secagem.

Cervejas sabor caramelo

Caramelo com tostado, caramelo com frutado, caramelo com sabores herbais. O sabor caramelo originado no malte está presente em diferentes estilos de cerveja, nas mais variadas propostas de equilíbrio. Alguns estilos apresentam notas de caramelo de forma bastante suave, como o Irish Red Ale, com doçura moderada combinada ocasionalmente com leve sabor torrado.

Já as IPAs destacam o contraste do dulçor do malte com o amargor do lúpulo. É o caso das IPAs inglesas, e algumas IPAs americanas, em que é perceptível o sabor caramelizado equilibrando o amargo terroso.

Têm também estilos de cerveja em que as notas de caramelo estão presentes em maior intensidade. O Barleywine, com sabores de malte bastante complexos; o Wee Heavy, que investe na riqueza de diferentes maltes; e o Doppelbock, estilo alemão com sabores caramelados e potência alcoólica.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe