1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Veja como harmonizar 6 comidas alemãs com cerveja
Veja como harmonizar 6 comidas alemãs com cerveja
Em 06/10/2023 às 11h30.

Veja como harmonizar 6 comidas alemãs com cerveja

Oktoberfest é uma ótima oportunidade para harmonizar comidas alemãs com cerveja. Confira algumas das combinações mais saborosas.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Participar de uma festa Oktoberfest, como a original, de Munique, na Alemanha, não é só beber cerveja. Trata-se de uma verdadeira comemoração da cultura e do modo de ser alemão. Há músicas e danças típicas, roupas tradicionais e, claro, a gastronomia. É também uma ótima oportunidade para harmonizar comidas alemãs com cerveja, já que você terá a disposição uma grande variedade de opções.

Comidas alemãs com cerveja

Mas não é todo o estilo de cerveja que combina bem com todo o prato. É preciso escolher a melhor união de elementos para valorizar tanto o alimento quanto a bebida, fazendo com que sabores e aromas de ambos interajam da melhor forma. Então, se você vai para um desses eventos, ou vai fazer algum em casa, confira seis harmonizações que dão resultados fantásticos e impressione os amigos.

Bretzel ou pretzel com Munique Helles

Vamos começar com algo simples e básico: o bretzel ou pretzel. Esse quitute é feito de uma massa simples de trigo, manteiga e água, coberto de sal e alecrim, e depois assado. Crocante por fora e macio por dentro, pode ser consumido sozinho ou servido como acompanhamento de vários pratos. Para valorizar essas notas de panificação e o herbal do alecrim, você pode usar uma cerveja do estilo Munique Helles, que tem notas de cascas de pão e florais dos lúpulos alemães. É um dos estilos mais consumidos nas Okoberfests.

Weisswrust com Weizenbier

A weisswrust é uma salsicha fresca feita de vitela, carne de sabor delicado, com teor intermediário de gordura e pouco sal, temperada com noz-moscada ou cardamomo, entre outros condimentos. Combinar com as Weizenbiers, cervejas de trigo de tradição alemã, é algo considerado como uma harmonização cultural. E é a base do chamado café-da-manhã bávaro. A gordura do embutido é contrastada pelo álcool e alta carbonatação da bebida, enquanto o leve salgado é atenuado pelo dulçor do líquido. Já as notas de miolo de pão e frutas maduras adocicadas da cerveja complementam o sabor da salsicha, enquanto o condimentado, que lembra cravo, enfatiza os temperos.

Currywrust com German Pils

Currywrust é algo bastante recente na cultura alemã, mas faz um tremendo sucesso. Trata-se de uma salsicha do tipo bockwrust, normalmente, de cor avermelhada, coberta com molho curry. Também pode ser consumido sozinho ou acompanhado de bretzel, salada de batatas ou mesmo fritas. O curry traz um toque estrangeiro ao clássico alemão, adicionando condimentação. E se você é fã de pimenta, vai adorar a combinação com uma German Pils. Ela tem aroma, sabor e amargor de lúpulo destacados, o que potencializa a picância.

Eisbein com Bock

Eisbein é o joelho de porco, uma das comidas alemãs mais típicas e que não pode faltar numa Oktoberfest. Pode ser servidos sozinho, mas é comum que seja acompanhado por salada de batatas e bretzel. Ele é cozido com temperos e depois assado. A carne fica macia e de desmancha por dentro, enquanto por fora fica super crocante. É um prato gorduroso, por isso pede uma cerveja que seja mais intensa e alcoólica para diminuir essa sensação untuosa. O estilo Bock tem normalmente entre 6% a 7% e, além disso, traz notas tostadas e caramelizadas dos maltes, que vão enfatizar o sabor da carne e do assado.

Marreco com Märzenbier

Nas festas alemãs no Brasil o prato é marreco ou marreco assado. Mas em alemão o nome é “gefüllte ente”. Trata-se de uma espécie de pato pequeno muito comum no Oeste da Europa, de carne mais adocicada e intensa que o frango, por exemplo. Normalmente é servido acompanhado de purê de batatas e chucrute. Uma Märzenbier fará um ótimo trabalho na harmonização, já que as notas mais maltadas, tostadas e caramelizadas, vão enfatizar o sabor do assado e da carne, enquanto seu sabor doce reforça o dulçor do prato.

Apfelstrudel com Weizenbier

Não poderíamos deixar os doces de fora, mesmo repetindo a cerveja. Sim, a mesma Weizenbier que vai bem com a weisswrust fica ótima com o apfelstrudel, torta de maçã assada feita com massa folhada e algumas vezes coberta de chantili. Aqui ela vai enfatizar o dulçor da sobremesa, contrastando o excesso de untuosidade do creme. As notas frutadas que lembram banana da bebida se assemelham à maça, enquanto o condimentado que lembra cravo é semelhante à canela usada do alimento.

E você? Qual suas comidas alemãs favoritas e com qual cerveja você costuma combinar?

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe