1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. 7 estilos versáteis na harmonização de cervejas
7 estilos versáteis na harmonização de cervejas
Em 04/02/2023 às 11h30.

7 estilos versáteis na harmonização de cervejas

Entre as bebidas, a cerveja tem maior possibilidade de combinação com comida, mas alguns estilos são mais versáteis que outros; confira.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A harmonização nasceu com o vinho, é verdade. Mas é com a cerveja que a arte de combinar comidas e bebidas atinge seu potencial máximo, por causa da versatilidade da própria bebida. Diferente do vinho, feito a partir de uma única matéria-prima, a cerveja é produzida a partir de, pelo menos, quatro ingredientes: malte, lúpulo, água e levedura. E cada um deles varia muito. O que possibilita uma infinidade de combinações com os alimentos.

Para isto funcionar, basta escolher o rótulo certo para o prato, ou vice-versa. No entanto, não é uma tarefa fácil, já que são mais de 150 estilos de cerveja no mundo e milhares de possibilidades culinárias.

Mas será que não existe uma cerveja que combine com tudo? Infelizmente, não. Apesar de a cerveja poder acompanhar qualquer comida – raramente a combinação fica de fato desagradável –, pode ser que não haja uma boa harmonização entre os sabores.

Bons profissionais da área sabem que alguns estilos de cerveja são mais versáteis, ou seja, harmonizam com uma maior gama de alimentos. Confira sete deles, a seguir.

Regra número 1: ajuste as intensidades

Os pratos leves devem ser combinados com cervejas mais suaves, assim como alimentos mais intensos pedem cervejas mais potentes. Isso evita que os sabores da cerveja sobreponham o prato, ou que a comida domine a bebida.

Cervejas de trigo

Cervejas que usam como base o trigo ou malte de trigo apresentam características ótimas para harmonizar, além de possuírem diferentes graus de intensidade. Uma Witbier de tradição belga é leve e refrescante, podendo ser muito adaptável para pratos igualmente suaves.

As notas cítricas, de cascas de laranja, também são um elemento poderoso para “temperar” entradas, antepastos e proteínas leves, como peixes e frutos do mar. Iscas de peixe ou camarões empanados são ótimas pedidas com ela.

Já uma Weizenbier de tradição alemã tem maior intensidade, trazendo mais dulçor e corpo, além de notas frutadas e condimentadas típicas que lembram banana e cravo. Combina com saladas mais intensas, peixes, frutos do mar e aves. Fica bem também com carne suína e até sobremesas à base de frutas. Experimente com as típicas salsichas weisswrust alemãs, feitas de vitela e condimentadas com noz-moscada.

Na dúvida, vá para a Bélgica

Cervejas de tradição belga são naturalmente complexas, cheias de sabores e aromas. Usá-las em uma harmonização é o equivalente a uma metralhadora em um jogo de tiro ao alvo: se você mirar para o lado certo, algum tiro vai acertar o alvo.

A Belgian Dubbel é uma cerveja de cor marrom escura, mais alcoólica, com toques de frutas passas e leve condimentação. Por ser levemente mais doce, contrasta bem com o salgado dos alimentos. Além disso, suas notas de caramelo e tostado se assemelham ao sabor de carnes assadas, grelhadas e fritas, oferecendo uma combinação apetitosa com carnes vermelhas em geral.

Outros tipos de carne podem encontrar na Belgian Tripel um bom par. De intensidade mediana, traz maltes claros com notas de mel e cascas de pão, além de aromas frutados e condimentados. Perfil ideal para peixes e frutos do mar de sabor mais forte, aves e carne suína. Experimente com o tradicional Moules et Frites.

Brown Ales e Pale Ales

Da mesma forma que a Belgian Dubbel, as cervejas do estilo Brown Ale, Pale Ale e Bitters inglesas têm um grande potencial de harmonização com carnes vermelhas. Elas trazem bastante malte como caramelo, toffee e tostado, combinando com o sabor da cocção das carnes assadas, fritas e grelhadas. O lúpulo mais herbáceo de natureza britânica também tem semelhança com temperos verdes muito usados na cozinha como tomilho e alecrim.

Mercado Cervejeiro
25/10/2024 às 09h43.

Bruxas cervejeiras: Uma história de halloween

No imaginário de muitos, as bruxas são figuras misteriosas e assustadoras, fortemente associadas ao Halloween. […]

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/09/2024 às 10h57.

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu

Conheça uma das bebidas mais antigas produzidas pela humanidade: a cerveja de Jiahu! A civilização […]

Compartilhe