1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Moules et frites: o prato que é o orgulho belga
Moules et frites: o prato que é o orgulho belga
Em 30/10/2021 às 10h00.

Moules et frites: o prato que é o orgulho belga

Moules et frites é mais um gênero, do que um prato, propriamente dito. Isso porque, o prato tem inúmeras variações, para atender aos diferentes gostos.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Cerveja é uma especialidade belga. O país é uma das quatro grandes escolas cervejeiras do mundo, com dezenas de estilos nascidos e criados por lá. Uma tradição tão grande, que só pode ser equiparada à paixão por mexilhões com batatas fritas, prato mais conhecido como moules frites, ou moules et frites.

Este prato é cheio de curiosidades. Uma delas, por exemplo, é que a popularidade dos mexilhões é histórica, na Bélgica. Isso porque, no passado, era comida barata e ficou conhecida como “prato dos pobres”. Hoje, é uma iguaria que migrou para os restaurantes.

A Bélgica, inclusive, foi um dos países europeus que mais rapidamente adotou a batata, depois que ela foi levada das Américas para a Europa, no século 16. Você sabia, aliás, que a batata frita não é invenção francesa, apesar do termo french fries?

Manuscritos flamencos, de 1781, já citavam uma fritura parecida com ela. Uma batata cortada em formato de peixinho e apreciada no inverno, quando era mais difícil ver peixes nos rios e ter o pescado à mesa.

Moules et frites, portanto, é uma combinação que iria acontecer, em algum momento, e se tornou tão clássica, quanto hambúrguer com fritas, nos Estados Unidos, ou fish and chips, na Inglaterra.

E uma outra curiosidade é que, na Bélgica, moules et frites é mais um gênero, do que um prato, propriamente dito. Isso porque, o prato tem inúmeras variações, para atender aos diferentes gostos.

Moules nature, por exemplo, é feito com mexilhões cozidos apenas no vapor, com manteiga, aipo e alho-poró. Já o moules à la creme é preparado, no vapor, com vinho branco e creme de leite. Moules à l’ail (com alho) e moules au vin blanc (com vinho branco) são alguns dos mais populares.

Internacionalmente, a versão mais popular, no entanto, é moules marinière, feita com vinho branco, chalotas (uma espécie de cebola), salsinha e manteiga. Mas, para os cervejeiros, nada melhor do que um bom moules a là bière, versão que substitui o vinho por cerveja.

Muitas receitas recomendam cervejas Gueuze. Porém, elas podem assustar os não acostumados com a alta acidez e rusticidade dessas Lambics. As Belgian Strong Golden Ales são as substitutas populares. Douradas, leves, frutadas e condimentadas, dão um toque especial ao prato, e podem ser usadas, também, como harmonização.

Nós adaptamos para moules a là bière, a receita do chef Benny Novak, do Ici Bistrô, publicada no  Estadão. Ficou uma delícia! Confira.

Moules a là bière

Ingredientes

  • 1 kg de mexilhões frescos e limpos
  • 1 cebola (ou chalotas) em fatias finas
  • 3 dentes de alho em fatias
  • 1 talo de salsão em fatias
  • 30 ml de azeite
  • 40g de manteiga sem sal
  • 200 ml de cerveja Belgian Strong Golden Ale
  • 50 ml de creme de leite fresco
  • Tomilho fresco
  • Salsinha
  • Sal a gosto
  • Acompanhamento: batatas fritas

Preparo

  1. Escolha a panela correta. Ela deve ter fundo grosso e ser grande o bastante para que caibam todos os mexilhões em uma única camada.
  2. Adicione o azeite. Refogue a cebola, o alho e o salsão por dois minutos.
  3. Adicione a manteiga e os mexilhões. Misture bem e sacuda a panela para abrir as conchas.
  4. Adicione a cerveja e o tomilho.
  5. Quando levantar fervura, tampe e aguarde três ou quatro minutos, até os mexilhões terminarem de abrir. Adicione o creme de leite fresco. Ferva por mais um minuto.
  6. Mexa e tempere com sal a gosto.
  7. Finalize com a salsinha picada. E sirva com batatas fritas.
Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe