1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. 6 coisas que você precisa saber sobre cervejas de trigo
6 coisas que você precisa saber sobre cervejas de trigo
Em 21/10/2022 às 14h31.

6 coisas que você precisa saber sobre cervejas de trigo

As cervejas feitas de trigo contam com uma grande variedade de estilos e têm várias particularidades; confira!

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Muita gente não conhece a diversidade de estilos das cervejas de trigo, além das particularidades dessa bebida. Para resolver esse problema, preparamos uma lista com seis curiosidades sobre esse estilo de cerveja. Confira.

1. Elas têm estilos diferentes

Na maioria das vezes, quando alguém fala de cerveja de trigo, está se referindo ao estilo alemão Weiss. Apesar deste ser provavelmente o mais popular, também existem outros. Witbier, o estilo de trigo belga Weisse, estilo alemão clássico de cerveja de trigo ácida; American Wheat, estilo mais recente de cerveja de trigo criado nos Estados Unidos.

2. Weiss é um estilo criado no sul da Alemanha

O estilo alemão Weiss (também chamado de Weissbier ou Weizenbier) nasceu por volta do século XVI, na região da Boemia, sudeste da atual Alemanha. Apesar de ter passado por um período de grande sucesso até o século XVII, esse estilo chegou a quase desaparecer, voltando a crescer em popularidade apenas nos anos 1970.

3. A cerveja Weiss possui versões variantes

Além de seu estilo mais clássico, chamado de Heffe, que é turvo pela presença de fermento, a cerveja Weisse possui uma série de variações. Ela pode ser filtrada, chamada de Kristal, ou mais forte em álcool e complexidade, como as Weizenbock.

4. O copo tradicional da Weissbier tem 500 ml

O copo tradicional para se servir um Hefeweizen chama atenção principalmente pelo seu tamanho. É consideravelmente mais alto, por exemplo, do que o pint, um copo padrão inglês com 473 ml. Eles têm geralmente 500 ml, cabendo exatamente o conteúdo inteiro de uma garrafa de cerveja padrão alemão, mas existem ainda versões maiores com 3 litros, famosas por aparecerem na comemoração do time de futebol Bayern de Munique.

5. A cerveja de trigo norte-americana

Recém-chegada à família das cervejas de trigo, as American Wheat Ale foram criadas nos Estados Unidos. Essas bebidas explodiram em popularidade na década de 1990. São cervejas simples, douradas e não filtradas à base de trigo, com um mínimo de lúpulo.

Elas diferem dos estilos clássicos de trigo europeus porque são fermentadas com levedura de cerveja para todos os fins, em vez de uma cepa de trigo especializada. Como resultado, as cervejas têm a cremosidade agradável que vem do trigo, mas sem o perfil aromático complexo típico da maioria das cervejas de trigo europeias.

6. Elas também podem ser ácidas

Apesar das clássicas Weizen apresentarem um pouco de acidez, o alemão Berliner Weisse é o estilo de cerveja de trigo em que verdadeiramente a acidez predomina. A Berliner Weisse (originada em Berlim, como o nome sugere) é provavelmente a mais velha das cervejas de trigo. É também a última sobrevivente de uma família que incluía várias cervejas ácidas, às vezes defumadas, como Gose, Lichtenhainer, Grätzer/Grodziske e outras, todas do extremo norte da Alemanha e Polônia.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe