5 harmonizações de cerveja com pratos veganos fazer em casa
Pratos veganos ou vegetarianos também rendem ótimas combinações com cerveja.
Cada vez mais pratos vegetarianos e veganos estão começando a ser inseridos em cardápios de bares e restaurantes pelo país. Além disso, também começam a ser considerados nas harmonizações com bebidas com muito estilo. Neste texto, apresentaremos cinco combinações surpreendentes que elevam o sabor dos pratos sem ingredientes de origem animal, enquanto enaltecem as nuances das cervejas. De aromas ousados a sabores refinados, você encontrará opções para todas as ocasiões. Surpreenda-se com as possibilidades e torne suas refeições veganas ainda mais especiais com essas sugestões de harmonização.
Pronto para experimentar uma explosão de sabores? Vamos lá!
Salada Coleslaw com Weizenbier
Quando falamos em pratos veganos, uma das primeiras coisas que pode passar pela cabeça são as saladas. No entanto, muitas delas tem normalmente carnes, como de peixe ou frango, ou ainda derivados animais, como ovos ou molhos à base de leite. Então, é preciso ficar atendo aos detalhes para saber se elas podem ser realmente chamadas de vegan-friendly.
Além das saladas puramente de verduras e legumes, também é possível pensar em adaptar algumas versões clássicas. A Coleslaw, por exemplo, é tradicionalmente preparada com repolho, cenoura e maionese, que pode ser feita de maneira a não levar leite ou ovos. O mesmo vale para a salada Waldorf (salsão, maça, nozes e maionese). Já as saladas Grega (tomate, pepino, cebola, azeitona e queijo feta) e Caprese (tomate, manjericão e muçarela) podem ter o queijo substituído por tofu.
Uma das melhores pedidas é harmonizar Coleslaw com Weizenbier. A carbonatação e o álcool da cerveja de trigo alemã contrastam a sensação de gordura da maionese, enquanto o frutado e condimentado complementam o sabor da salada.
Faláfel com Special Bitter
A melhor coisa do faláfel é que ele não precisa de adaptações. É naturalmente vegano. Para quem não conhece, são bolinhos de origem árabe feitos à base de grão-de-bico e fritos. E são sempre bem temperados (alho, cebolinha, salsa, coentro, cominho, etc.). Além disso, podem ser servidos com muitos tipos de molhos ou pastas diferentes, como hortelã, gergelim ou azeitona.
A harmonização depende também dessas pastas, já que eles transformam o sabor do prato. Com o molho de gergelim, o mais tradicional, pode ser combinado facilmente com uma Special Bitter inglesa.
Hambúrguer de cogumelos com Smoked Porter
Chamar esse prato de hambúrguer é uma adaptação, claro. Apesar de estar nos mesmos moldes, não tem carne. Em vez disso, usa um ou mais deliciosos cogumelos Portobello, grelhados ou fritos. Eles são ricos em umami, considerado o quinto gosto básico.
Cervejas de maltes torrados são ótimas para enfatizar esse gosto. Por isso, a harmonização sugerida é uma Smoked Porter, que também traz toques defumados, complementando o prato.
Lapskaus vegano com Dubbel
Cozido de carne de origem nórdica, o Lapskaus é um prato prático que pode ser facilmente adaptado para uma versão vegana. O segredo está em realizar uma boa deglaçagem da panela. Trata-se de uma técnica da cozinha francesa que poderia ser traduzida como desincrustar. Consiste em raspar e retirar pedaços de carne ou legumes que caramelizam no fundo da panela com auxílio de algum líquido (água, vinho ou cerveja). Esse “queimadinho” dá origem a um molho saboroso ou uma boa base para cozidos e ensopados.
A nossa versão vegana de Lapskaus feita principalmente com batatas, cenouras e cebolas, e preparada com cerveja do estilo Dubbel, fica ótima com a própria Dubbel que foi usada no prato. Uma delícia!
Frango Frito Fake com Session IPA
Parece frango frito, mas não é. Na verdade, trata-se de couve-flor frita coberta com molho picante e acompanhada de um creme de gorgonzola. A receita original dessa entradinha, chamada Fake Chicken Flower, é do Holy Burger, de São Paulo, e foi divulgada pelo site da revista Casa e Jardim. Harmonize com uma boa Session IPA, que enfatizará a picância do molho enquanto contrasta a sensação de gordura da fritura. Mas atenção: é uma sugestão para quem realmente gosta de pimenta.
E você? Conhece bons pratos vegados para recomendar? Comente.