1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O que é uma cerveja vegan friendly?
O que é uma cerveja vegan friendly?
Em 27/09/2021 às 14h35.

O que é uma cerveja vegan friendly?

Uma cerveja é vegan friendly quando não utiliza nenhum produto de origem animal na bebida ou no seu processo de fabricação. Entenda melhor.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Em 2018, um dos maiores casos de cervejas não veganas chegou ao fim: a Guinness, famosa Irish Dry Stout irlandesa, anunciava que não usaria mais o isinglass, uma espécie de gelatina feita de peixe, na fabricação da sua cerveja. Para felicidade geral de veganos e vegetarianos, após anos de pedidos, ela finalmente se tornou vegan friendly.

Uma cerveja é vegan friendly quando não utiliza nenhum produto de origem animal na bebida ou no seu processo de fabricação. Ou seja, a princípio, toda a cerveja é vegana, já que é feita a partir de malte, lúpulo, água e levedura – que é um fungo, ou seja, não pertence ao reino animal. Ela só foge à regra quando há ingredientes adicionais, como mel e lactose. E nesse caso, precisam estar explícitos nos rótulos.

No entanto, é preciso notar que o conceito vai além. Vários produtos secundários podem ser utilizados na cerveja para diferentes fins, sem ser declarados explicitamente nas embalagens. E eles podem corromper essa natureza vegetal da cerveja.

No meio do processo

Era o caso da Guinness. O isinglass, também conhecido como ictiocola, é feito da bexiga natatória de alguns peixes. É semelhante ao colágeno e seu uso era como coadjuvante de processo – um produto auxiliar da fabricação que é adicionado à cerveja, mas retirado ao fim da produção. Ele ajuda na clarificação, ou seja, acelerar o processo de decantação da levedura e outras partículas em suspensão no líquido.

O isinglass era tradicional no Reino Unido e muito usado no passado. Hoje, algumas cervejarias optam por produtos semelhantes de origem vegetal, como gelatinas feitas de algas, semelhantes ao ágar ágar usado na gastronomia. Ou mesmo outros equipamentos e processos tecnológicos.

Como vemos, os produtos de origem animal podem estar em outros lugares. E como o conceito de vegano não é só sobre o que se come, mas também sobre o que se usa (o couro em roupas, por exemplo), até mesmo a embalagem da cerveja deve ser observada. Em última instância, mesmo o material do rótulo ou a cola usada para fixar ele na garrafa ou lata pode afetar o conceito de vegan friendly.

Como saber

Mas como sei que uma cerveja é vegan friendly ou não? A resposta é simples: perguntando. É assim que o site Barnivore construiu um grande banco de dados de informações sobre diferentes bebidas com a classificação positiva ou negativa para o consumo vegano. Algumas marcas estão lá e você pode consultar. No entanto, a cobertura nacional é pequena, principalmente de artesanais.

Se essa é uma preocupação sua, faça contato com a cervejaria e pergunte. Com a resposta, você pode até contribuir com sites como o Barnívore. Aliás, eles têm até um modelo de e-mail para enviar aos fabricantes. Assim você pode contribuir para difundir essa informação e a cultura vegan friendly na cerveja.

Mercado Cervejeiro
09/11/2022 às 10h30.

5 livros sobre como fazer cerveja

Fazer cerveja pode ser um hobbie, ou um trabalho sério; independente do seu nível de experiência, há ótimos livros para te ajudar a começar ou aprofundar os estudos cervejeiros.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
21/10/2022 às 13h03.

Fique por dentro: Dicionário das cervejas funcionais

Cervejas funcionais adicionam características benéficas à saúde; fique por dentro do vocabulário ligado a essas bebidas.

Compartilhe