1. Home
  2. /
  3. Caderno do Chef
  4. /
  5. Harmonização vegana: Hambúrguer de cogumelos com Smoked Porter
Harmonização vegana: Hambúrguer de cogumelos com Smoked Porter
Em 20/08/2022 às 10h00.

Harmonização vegana: Hambúrguer de cogumelos com Smoked Porter

Diferente do que muita gente pensa, cerveja vai bem com pratos e petiscos sem carnes; confira uma harmonização para fazer em casa.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O veganismo e o vegetarianismo têm cada vez mais adeptos no mundo. Mesmo assim, em um passado não tão distante, os bares não tinham opções veganas no cardápio. Lembro de amigos que apelavam sempre à batata frita, pois era a única opção. Apesar de não estarmos na situação ideal, felizmente, os estabelecimentos começam a pensar em soluções e alternativas para atender esse público.

Com raras exceções, a cerveja é um produto vegan friendly e que pode render ótimas harmonizações com pratos e petiscos que não tenham carnes ou produtos de origem animal. Isso porque, a bebida tem aromas e sabores variados, dos mais intensos aos mais suaves.

Nossa sugestão, é um hambúrguer de Portobello grelhado ou frito, feito com cogumelos. Ele é rico em umami, o quinto gosto básico, e que pode ser estimulado ainda mais com a cerveja correta.

Por isso, a harmonização sugerida é uma Smoked Porter, cerveja escura com toques defumados. Os maltes torrados estimulam o umami, deixando o prato mais saboroso, enquanto o sabor da fumaça combina por semelhança com o leve defumado da preparação na grelha – e se for na frigideira, vai dar um gostinho de grelhado.

Um dos rótulos mais conhecidos nacionalmente é a Dama Bier Smoked Porter, da cervejaria de Piracicaba, no interior de São Paulo. A seguir, a receita completa da maionese vegana e do hambúrguer de Portobello para você fazer em casa.

Maionese vegana

Ingredientes:

– 1 xícara de óleo de canola;

– ½ xícara de leite de soja;

– ¾ colher de chá de sal;

– 1 ½ colher de chá de suco de limão ou vinagre de maçã;

– 1/4 de colher de chá de mostarda (opcional).

Modo de preparo:

– Combine todos os ingredientes, exceto o suco de limão (ou vinagre), no processador de alimentos ou no liquidificador, batendo até ficar homogêneo;

– Adicione lentamente o suco de limão ou vinagre até que a mistura engrosse e tenha o sabor desejado. Adicione sal e mostarda a gosto;

Hambúrgueres de Portobello

Ingredientes:

– 2 cogumelos Portobello sem os talos;

– 1 colher de sopa de aceto balsâmico;

– 2 pães de hambúrguer;

– 2 folhas de alface-americana;

– 1 tomate cortado em fatias;

– 1 colher de sopa de maionese vegana.

Modo de preparo:

– Limpe os cogumelos com um pano úmido, retire os talos e pincele com aceto balsâmico. Unte a grelha ou frigideira e coloque os Portobellos de 3 a 5 minutos de cada lado, ou até que estejam levemente amolecidos e dourados;

– Você também pode torrar os pãezinhos na grelha ou frigideira, por uns 30 segundos;

– Para montar o hambúrguer, junte uma colher de sopa de maionese vegana, com alface, Portobellos e tomate. Sirva com uma Smoked Porter.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe