1. Home
  2. /
  3. Caderno do Chef
  4. /
  5. Harmonização vegana: Hambúrguer de cogumelos com Smoked Porter
Harmonização vegana: Hambúrguer de cogumelos com Smoked Porter
Em 20/08/2022 às 10h00.

Harmonização vegana: Hambúrguer de cogumelos com Smoked Porter

Diferente do que muita gente pensa, cerveja vai bem com pratos e petiscos sem carnes; confira uma harmonização para fazer em casa.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O veganismo e o vegetarianismo têm cada vez mais adeptos no mundo. Mesmo assim, em um passado não tão distante, os bares não tinham opções veganas no cardápio. Lembro de amigos que apelavam sempre à batata frita, pois era a única opção. Apesar de não estarmos na situação ideal, felizmente, os estabelecimentos começam a pensar em soluções e alternativas para atender esse público.

Com raras exceções, a cerveja é um produto vegan friendly e que pode render ótimas harmonizações com pratos e petiscos que não tenham carnes ou produtos de origem animal. Isso porque, a bebida tem aromas e sabores variados, dos mais intensos aos mais suaves.

Nossa sugestão, é um hambúrguer de Portobello grelhado ou frito, feito com cogumelos. Ele é rico em umami, o quinto gosto básico, e que pode ser estimulado ainda mais com a cerveja correta.

Por isso, a harmonização sugerida é uma Smoked Porter, cerveja escura com toques defumados. Os maltes torrados estimulam o umami, deixando o prato mais saboroso, enquanto o sabor da fumaça combina por semelhança com o leve defumado da preparação na grelha – e se for na frigideira, vai dar um gostinho de grelhado.

Um dos rótulos mais conhecidos nacionalmente é a Dama Bier Smoked Porter, da cervejaria de Piracicaba, no interior de São Paulo. A seguir, a receita completa da maionese vegana e do hambúrguer de Portobello para você fazer em casa.

Maionese vegana

Ingredientes:

– 1 xícara de óleo de canola;

– ½ xícara de leite de soja;

– ¾ colher de chá de sal;

– 1 ½ colher de chá de suco de limão ou vinagre de maçã;

– 1/4 de colher de chá de mostarda (opcional).

Modo de preparo:

– Combine todos os ingredientes, exceto o suco de limão (ou vinagre), no processador de alimentos ou no liquidificador, batendo até ficar homogêneo;

– Adicione lentamente o suco de limão ou vinagre até que a mistura engrosse e tenha o sabor desejado. Adicione sal e mostarda a gosto;

Hambúrgueres de Portobello

Ingredientes:

– 2 cogumelos Portobello sem os talos;

– 1 colher de sopa de aceto balsâmico;

– 2 pães de hambúrguer;

– 2 folhas de alface-americana;

– 1 tomate cortado em fatias;

– 1 colher de sopa de maionese vegana.

Modo de preparo:

– Limpe os cogumelos com um pano úmido, retire os talos e pincele com aceto balsâmico. Unte a grelha ou frigideira e coloque os Portobellos de 3 a 5 minutos de cada lado, ou até que estejam levemente amolecidos e dourados;

– Você também pode torrar os pãezinhos na grelha ou frigideira, por uns 30 segundos;

– Para montar o hambúrguer, junte uma colher de sopa de maionese vegana, com alface, Portobellos e tomate. Sirva com uma Smoked Porter.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe