1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. 3 cervejas que combinam com qualquer churrasco
3 cervejas que combinam com qualquer churrasco
Em 11/10/2021 às 15h02.

3 cervejas que combinam com qualquer churrasco

Características peculiares da comida e da bebida, o clima, objetivo e o gosto pessoal devem ser considerados ao se fazer um trabalho profissional.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Harmonizar cervejas com comida pode ser algo bem complexo. Características peculiares da comida e da bebida, o clima, objetivo e, claro, até o gosto pessoal devem ser considerados ao se fazer um trabalho profissional, por exemplo.

Mas, de outro lado, é possível deixar as coisas mais simples e fáceis também (veja mais em Harmonização para Iniciantes). Uma dessas formas é selecionar cervejas mais versáteis, que harmonizam bem com diferentes tipos de pratos. São apostas mais seguras quando há dúvidas, limitações ou dificuldades na escolha.

E você pode aproveitar essa ideia para fazer suas harmonizações. Hoje vamos mostrar três cervejas que combinam com qualquer churrasco.

O churrasco

Apesar do churrasco ter uma variedade enorme de pratos, para simplificar vamos tratar aqui especificamente das carnes vermelhas assadas — algo muito comum na imensa maioria desses eventos.

As carnes vermelhas são ricas em ácido glutâmico, um aminoácido (pequena parte de uma proteína) que dispara o gosto umami nas nossas papilas gustativas. Ele é o quinto gosto básico, que se junta ao salgado, doce, amargo e ácido nas pesquisas mais recentes.

Outro sabor presente em qualquer churrasco tem a ver com o método de cocção. Assar uma carne na grelha, ao fogo direto, produz um intenso efeito Maillard. Trata-se de uma série de reações químicas entre proteínas e carboidratos da própria carne que trazem um sabor tostado característico e a cor avermelhada ou amarronzada da carne assada.

E, por fim, é importante entender notar que o sal faz parte de qualquer churrasco, sendo o tempero básico da carne.

Capapreta English Pale Ale

Cervejas ricas em maltes tostados, como a Capapreta English Pale Ale, harmonizam por semelhança com o tostado da carne assada, enfatizando esse sabor. Ao mesmo tempo, elas também trabalham por contraste, enfatizando o umami. Em outras palavras, isso quer dizer que a carne assada ficará mais saborosa!

Por fim, também há o contraste do leve adocicado dessas cervejas com o salgado, além do gás-carbônico e álcool com a gordura das carnes. Essa última interação limpa a sensação de gordura do palato e, quando você comer um novo pedaço, terá todo o sabor da primeira mordida.

Wonderland Gone Mad IPA

As cervejas lupuladas, como a Wonderland Gone Mad IPA, são ótimas aliadas nessa tarefa também. Isso porque o amargor dos lúpulos também contrasta e enfatiza o umami, trazendo mais sabor. Além disso, é um aliado potente contra a sensação de gordura que fica na boca. Ele, junto com o álcool e gás-carbônico, podem contrastar com carnes mais gordurosas, abrindo espaço para harmonização de carnes mais como costela bovina ou cupim.

Fuller’s ESB

Por fim, cervejas com aromas herbais são perfeitas para harmonizar por semelhança ou complementação de sabores.

No primeiro caso, elas podem enfatizar os temperos verdes usados em algumas carnes ou molhos, como o chimichurri. No segundo, ela pode simular esse tempero, trazendo esse sabor para a combinação.

No entanto, é bom ficar de olho para que a cerveja não seja leve demais, para que a comida não domine todo o sabor. A cerveja inglesa Fuller’s ESB é ótima nesse caso. Primeiro pelo sabor herbal do lúpulo. Depois, por também trazer aromas tostados.

Mercado Cervejeiro
26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Compartilhe