1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Você não precisa ser especialista para gostar de cerveja artesanal
Você não precisa ser especialista para gostar de cerveja artesanal
Em 25/11/2021 às 10h00.

Você não precisa ser especialista para gostar de cerveja artesanal

Na busca por novas cervejas, é normal se sentir perdido. Quando a barreira do universo das cervejas é quebrada, inaugura-se uma jornada sem limites para novas possibilidades.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Com o aparecimento das cervejas artesanais, muitas pessoas estão descobrindo que a cerveja pode, sim, ser sofisticada e apresentar uma grande diversidade de sabores e aromas. No entanto, isso não significa que você precisa ser um especialista para gostar deste tipo de cerveja.

Na busca por novas cervejas, é normal se sentir um perdido, com tantos estilos e marcas. E, vez ou outra, também é normal esbarrar em algum tipo de cerveja que não agrade muito o seu paladar. Acontece, mas não desista desse universo maravilhoso por conta disso.

Uma das grandes vantagens das cervejas artesanais é que, apesar da sua sofisticação, elas ainda possuem preços mais acessíveis que boa parte de vinhos e destilados. O jeito descolado, colorido e divertido de muitas marcas de cerveja artesanal também ajuda a despertar o interesse das pessoas.

E, diferente do que algumas pessoas pensam, cervejas artesanais não são todas amargas e nem muito alcoólicas. Existem cervejas que possuem sabores mais adocicados, outras são ácidas e, ainda, têm aquelas extremamente leves.

Outra vantagem é que o mundo da cerveja aceita, praticamente, qualquer ingrediente. Frutas, por exemplo, são muito comuns em diversos tipos de cervejas, o que amplia as possibilidades de sabor que a bebida pode explorar.

Dessa forma, caso um bebedor goste de vinho, de coquetel, ou de licor, existe um tipo de cerveja que se aproxima da experiência dessas bebidas, e que servem de porta de entrada para uma diversidade maior de estilos.

Descobrir novos sabores leva tempo

Quando a barreira de entrada para o universo de diferentes cervejas é quebrada, inaugura-se uma jornada sem limites para novas possibilidades. De qualquer forma, esse trajeto não precisa e, nem deve, ser percorrido de forma acelerada.

Conhecer as possibilidades de sabores que a cerveja pode apresentar é semelhante com a descoberta de novos estilos de música. De início, você prefere escutar o que tem mais familiaridade, ou o que te chama mais atenção.

Com o tempo, outras pessoas que curtem aquele som começam a te dar dicas para você gostar também. Além disso, você pode começar a perceber alguns detalhes que te fazem curtir a música. Tudo isso leva alguém a descobrir, aos poucos, que existem outros sons que lhe agradam, o que acontece de forma semelhante no mundo da cerveja.

O que me parecia estranho, pode passar a me agradar, ou não. Isso porque nem todos percorrem os mesmos caminhos. Mas, as possibilidades estão sempre lá.

O mais importante de tudo isso, é saber que o mundo da cerveja artesanal é convidativo e, antes de qualquer grande conhecimento sobre a bebida, o fundamental é provar e gostar da cerveja. Entender sobre a bebida, se necessário, vem depois.

Mercado Cervejeiro
26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Compartilhe