1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Uma inovação para cada gosto de cerveja
Uma inovação para cada gosto de cerveja
Em 24/02/2022 às 10h00.

Uma inovação para cada gosto de cerveja

O trinfo da cerveja artesanal está muito ligado à capacidade de inovação dos cervejeiros; entenda.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A cerveja artesanal tem triunfado nas últimas décadas, não só pelo sabor da bebida, mas também pela capacidade de inovar das cervejarias. A habilidade de “reinventar” a cerveja, seja com grandes ou pequenas modificações, dão nova vida e contribuem com a valorização dessa bebida milenar.

Essa incansável vontade de trazer novidades, fez com que a cerveja artesanal quebrasse o conceito de que uma boa cerveja teria de ser associada, exclusivamente, à imagem da tradição. Com isso, o fenômeno da bebida feita em lotes menores, por pequenos produtores, trouxe para o jogo cervejas mais inovadoras, que têm despertado paixões, e novos amantes da bebida.

A criatividade dos cervejeiros aliada a adições de frutas, envelhecimento em madeiras, investimento em novos tipos de lúpulo, e utilização de ingredientes inusitados, são capazes de produzir diferentes tipos de cervejas. É o caso de bebidas semelhantes a espumantes, e até outras que mais parecem sobremesas, em estado líquido.

Mercado

A capacidade de inovar da cerveja artesanal é fundamental para que o seu movimento esteja sempre ganhando fôlego, e formando novos grupos de consumidores, o que possibilita a atuação de cervejarias de diferentes tamanhos.

Dessa forma, o mercado consegue comportar as microcervejarias, que trazem um nível de novidade que chama atenção do grande público, e também cervejarias ainda menores, mas capazes de produzir bebidas muito exclusivas, que trazem euforia para os consumidores mais aficionados.

Nenhum tema reacendeu tanto a paixão cervejeira quanto a inovação. E ela ainda vai despertar o gosto de muitos bebedores  mundo afora.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe