1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Uma inovação para cada gosto de cerveja
Uma inovação para cada gosto de cerveja
Em 24/02/2022 às 10h00.

Uma inovação para cada gosto de cerveja

O trinfo da cerveja artesanal está muito ligado à capacidade de inovação dos cervejeiros; entenda.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A cerveja artesanal tem triunfado nas últimas décadas, não só pelo sabor da bebida, mas também pela capacidade de inovar das cervejarias. A habilidade de “reinventar” a cerveja, seja com grandes ou pequenas modificações, dão nova vida e contribuem com a valorização dessa bebida milenar.

Essa incansável vontade de trazer novidades, fez com que a cerveja artesanal quebrasse o conceito de que uma boa cerveja teria de ser associada, exclusivamente, à imagem da tradição. Com isso, o fenômeno da bebida feita em lotes menores, por pequenos produtores, trouxe para o jogo cervejas mais inovadoras, que têm despertado paixões, e novos amantes da bebida.

A criatividade dos cervejeiros aliada a adições de frutas, envelhecimento em madeiras, investimento em novos tipos de lúpulo, e utilização de ingredientes inusitados, são capazes de produzir diferentes tipos de cervejas. É o caso de bebidas semelhantes a espumantes, e até outras que mais parecem sobremesas, em estado líquido.

Mercado

A capacidade de inovar da cerveja artesanal é fundamental para que o seu movimento esteja sempre ganhando fôlego, e formando novos grupos de consumidores, o que possibilita a atuação de cervejarias de diferentes tamanhos.

Dessa forma, o mercado consegue comportar as microcervejarias, que trazem um nível de novidade que chama atenção do grande público, e também cervejarias ainda menores, mas capazes de produzir bebidas muito exclusivas, que trazem euforia para os consumidores mais aficionados.

Nenhum tema reacendeu tanto a paixão cervejeira quanto a inovação. E ela ainda vai despertar o gosto de muitos bebedores  mundo afora.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe