1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja
Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja
Em 25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é a cidade mais globalizada e populosa de todo o hemisfério sul, e um dos principais centros financeiros e comerciais da América Latina. Comemorando 468 anos em 2022, a terra da garoa também caminha para se tornar a principal referência de diversidade de cervejarias do Brasil.

Entre 2019 e 2020, São Paulo viu o número de cervejarias registradas crescer 44,4%, atingindo 39 fábricas. Este número é mais de seis vezes maior ao que a cidade possuía em 2017, uma demonstração de como esse crescimento tem sido acelerado.

São Paulo está atrás apenas de Porto Alegre, em número de cervejarias registradas. A capital gaúcha supera a paulista em uma única unidade, com um total de quarenta cervejarias. No entanto, a velocidade de crescimento do número de cervejarias em Porto Alegre tem sido menor que a de São Paulo. Dessa forma, a terra da garoa deve assumir a liderança em pouco tempo.

Quantidade e diversidade

O crescimento do número de cervejarias na cidade de São Paulo vai de encontro ao movimento da cerveja artesanal, que ocorre em todo país. Além do crescimento, a diversidade é bastante grande.

Desde a Cervejaria Nacional, um tradicional brewpub com dez anos de existência, até a Cervejaria Tarantino, a maior cervejaria artesanal da cidade, que integra eventos, como feiras e shows, ao seu ambiente de fábrica. Há ainda dezenas de cervejarias que funcionam em pequenos espaços, e vendem suas criações diretamente ao público, ocupando novas regiões da cidade.

São Paulo pode ser uma ótima inspiração para diferentes cidades do Brasil que, com devidas adaptações às características regionais, podem multiplicar o número de cervejarias, apresentando ao público a cultura do “beba local”.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe