Sopa e cerveja: uma harmonização deliciosa para esse inverno
Inusitada, a combinação desses dois líquidos é cheia de sabores e ajuda a aquecer o corpo no inverno; confira nossas sugestões.
No inverno, muita gente deixa a cerveja de lado por causa do frio. Mas isso não é necessário. É, sim, possível consumir nossa querida bebida na estação mais fria do ano e harmonizá-la com deliciosos pratos.
Se você ainda não está convencido, saiba que há rótulos mais aquecedores por conta do elevado teor alcoólico e a bebida pode dar prazer mesmo em uma temperatura “menos gelada”, aumentando o conforto e o sabor.
Ainda não se convenceu? Para dar uma prova definitiva, nos desafiamos a harmonizar sopas e cervejas. Confira.
Leia mais:
- Harmonizando cervejas alcoólicas para esquentar o inverno.
- 4 cervejas com mais de 10% de álcool para aquecer seu inverno.
Cerveja e sopa?
Pode parecer esquisito tomar cerveja com sopa, já que um é gelado e outro é quente. Mas isso não é um obstáculo insuperável. Basta tirar a cerveja da geladeira alguns minutos antes para ganhar um pouco de temperatura. Ou mesmo não deixar tanto tempo refrigerando.
Estilos mais encorpados e alcoólicos são os mais recomendados, pois atingem todo seu potencial de aromas em temperaturas mais elevadas e causam maior sensação de aquecimento.
Outro fato interessante é que estamos colocando dois líquidos juntos na boca — sim, para uma boa harmonização, alimento e bebida devem estar na boca ao mesmo tempo. Nesse caso, não há uma mastigação tão intensa quanto no caso de alimentos sólidos, o que facilita a mistura dos sabores.
Por fim, vale notar que a parte líquida da sopa é a mais saborosa e complexa do prato, com bastante sabor dos alimentos e temperos. Portanto, ela não deve ser ignorada na hora da combinação.
Sopa de legumes
Aquela sopa ou creme de legumes não precisa ser sem graça. A forma de cozinhar e os temperos fazem toda a diferença. Antes de cozinhar, refogue os legumes e escolha bons condimentos.
Cervejas do estilo Weizenbock reforçam essas características. Trata-se de uma variação mais alcoólica e encorpada do estilo de cerveja de trigo de tradição alemã. Também é possível usar em caldos de frutos-do-mar.
Sopa de carne
Quando o frio aperta, nosso corpo pede uma sopa mais encorpada, como um creme de ervilhas com carne seca. Partindo do princípio de que teremos o creme de leite como ingrediente para trazer cremosidade e gordura, uma Doppelbock poderia ser uma boa pedida.
Trata-se de uma versão mais alcoólica do já potente estilo Bock que vai contrastar e limpar a sensação de gordura do paladar, além de reforçar o sabor da carne. Seu dulçor marcante também combina com o leve salgado do prato.
Caldo de feijão
O famoso caldinho de feijão, típico no inverno brasileiro, tem múltiplas possibilidades de harmonização. Em uma versão que leva bacon ou linguiças defumadas, é possível utilizar uma Rauchbier. Esse estilo leva maltes defumados, o que resulta num sabor único que reforça o gostinho dos embutidos.
Já na versão vegetariana levemente temperada, podemos combinar com uma cerveja Brown Porter. Apesar de escura, ela é relativamente leve e de sabor moderado, destacando notas de chocolate e café coado que reforçam o sabor do feijão em si.
Sopa de cebola
Uma boa sopa de cebola é um clássico da culinária francesa. Primeiro, refoga-se a cebola de forma que seu dulçor ressalte ou até o ponto de caramelizar. Depois, tudo é cozido lentamente, com ou sem outros ingredientes. Simples e fácil, pede uma cerveja igualmente pouco complexa.
Uma Brown Ale inglesa pode ser uma boa opção, já que suas notas maltadas e o leve dulçor ressaltam o caramelizado da cebola e o doce.
E qual seria a sua sugestão de sopa com cerveja?