1. Home
  2. /
  3. Gastronomia
  4. /
  5. Harmonizando cervejas alcoólicas para esquentar o inverno
Harmonizando cervejas alcoólicas para esquentar o inverno
Em 09/07/2022 às 10h00.

Harmonizando cervejas alcoólicas para esquentar o inverno

Alimentos e pratos mais intensos e gordurosos têm o necessário para equilibrar o elevado teor alcoólico das cervejas, aquecer o corpo e aumentar a sensação de conforto.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

O frio já está aparecendo em diversas regiões do país. Afinal, o inverno começa no dia 21 de junho. Muitos já pensam em bebidas mais quentes para a estação, mas a cerveja também é uma ótima opção para os dias frios, principalmente as mais alcoólicas. Se forem bem harmonizadas com pratos quentes, é para arrancar o casaco de tanto calor.

O segredo está, em parte, no elevado teor alcoólico de alguns estilos. O álcool causa aquecimento no nosso corpo ao ser ingerido – semelhante ao que sentimos quando bebemos uma cachaça, guardadas às devidas proporções. No inverno, isso é sinônimo de conforto. Também é interessante notar que esses mesmos estilos têm temperaturas de serviço maiores. Ou seja, as cervejas são servidas menos geladas, podendo variar entre 8º C a 13º C.

Estilos como Barley Wine, Russian Imperial Stout, Old Ale, Dark Strong Ale, Dubbel, Bock, Doppelbock, entre outros, são ideais. O corpo alto e até alguma condimentação presente em alguns deles confortam e estimulam o paladar.

Por sua vez, para poder trabalhar bem com cervejas muito alcoólicas, os alimentos também devem ser mais intensos e gordurosos. Isso porque, há um contraste natural entre álcool e gordura, que equilibra os elementos tornando a combinação mais saborosa. Carnes mais ricas, preparos com manteiga, óleos e até sobremesas são ótimas opções. Confira algumas sugestões.

Sopas e cremes

É só o friozinho começar que as sopas surgem pelas ruas, nos restaurantes mais sofisticados ou nos bares mais simples (o famoso caldinho). Para combinar com cervejas mais alcoólicas, o ideal é que  tenham mais gordura. Ou seja, caldos grossos e de carne são os mais indicados. Um bom caldo de feijão, com paio, linguiça calabresa e bacon, pode ficar ótimo com uma Bock, que enfatiza o sabor das carnes.

Ensopados

Os ensopados são também muito interessantes e normalmente mais ricos em gordura que as sopas. Uma vaca atolada (carne de costela cozida com mandioca) é um ótimo exemplo. Aqui, uma Belgian Dubbel seria ótima escolha, para enfatizar o sabor da carne e contrastar a gordura, trazendo ainda mais aquecimento.

O karê japonês também é um tipo de ensopado. A carne e os legumes são cozidos com um preparado à base de curry, mais doce e menos apimentado que o indiano. Quem gosta de picância, pode experimentar com cervejas mais lupuladas, como uma American IPA, que enfatiza a pimenta.

O ragu (carne cozida desfiada e temperada com molho de tomate e especiarias) é ainda uma boa opção. Cheio de sabor, pode ser uma excelente combinação com uma Weizenbock escura, valorizando a carne e o molho ao mesmo tempo.

Sobremesas

Sobremesas quentes à base de chocolate podem oferecer boas oportunidades para a harmonização. O álcool também é um contraste clássico para o dulçor do açúcar, equilibrando sua intensidade. Assim, um petit gâteu quente com sorvete, ou mesmo um brownie quente, podem ser combinados com uma potente Russian Imperial Stout. A cerveja tem notas semelhantes ao chocolate, seu amargor contrasta com o dulçor da sobremesa e o calor alcoólico brinca com o gelado do sorvete.

Mercado Cervejeiro
08/08/2022 às 10h35.

Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional

29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
01/08/2022 às 10h06.

Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai

Você já escolheu o presente do paizão? Com mais de 150 estilos, cervejas podem ser uma ótima opção.

Compartilhe