1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional
Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional
Em 08/08/2022 às 10h35.

Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional

29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A diferença entre o mestre cervejeiro e o sommelier é que o primeiro faz a cerveja e o segundo fica com a parte boa, que é beber. Brincadeiras à parte, tem muito trabalho sério nessa profissão. E que não tem nada a ver com o ato de consumir a bebida. Em 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Sommelier – data em que a profissão foi regulamentada no nosso país, em 2011. Então, que tal entender melhor o que é e o que faz esse profissional?

Na raiz da palavra e da profissão existia o sommier, que na França da Idade Média era o encarregado de transportar as pipas de vinho até a corte. Com o passar do tempo, ele passou a ser encarregado também de provar a bebida para saber se estava em condições de consumo antes da entrega.

A evolução linguística levou à palavra sommelier e a evolução do trabalho colocou o profissional como o encarregado do vinho nos estabelecimentos que serviam comidas e bebidas, a partir do século XVII e, com mais intensidade, a partir do século XIX.

Ou seja, a ocupação do sommelier nunca foi só a parte visível da profissão, que é provar ou recomendar, e servir a bebida para os clientes. Mas também o cuidado, a logística, o armazenamento, e a gestão do estoque e de compras.

De fato, essa gestão da cadeia de suprimentos é a parte mais antiga da função de um sommelier, que hoje em dia é o encarregado de todas as bebidas nos estabelecimentos, e não apenas do vinho.

O sommelier hoje

Se engana também quem acha que o sommelier só atua em bares e restaurantes. Atualmente, há diversas vagas no mercado cervejeiro, e fora dele, que pedem um especialista em cerveja nos setores comercial, de marketing, de comunicação, entre outros.

Nesse caso, o sommelier é principalmente um grande conhecedor do assunto, profissional que entende de cerveja de maneira ampla. É preciso entender do produto para vender ou para comprar de maneira eficaz e eficiente.

Se quero divulgar um produto, preciso saber mostrar suas qualidades e diferenciais. Se quero fazer jornalismo de cerveja, devo entender sobre o que estou escrevendo. E por aí vai. O sommelier de cervejas é, então, o profissional que está apto a fazer isso e muito mais.

Como se tornar um sommelier

Há várias escolas no Brasil que se dedicam a formar sommeliers de cerveja. No vinho, a mais tradicional é a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), que tem sedes regionais em grandes cidades. Na cerveja, temos o Instituto da Cerveja Brasil; Science of Beer; Escola Superior de Cerveja e Malte, só para dar alguns exemplos

Confira nesse artigo sobre cada uma delas e saiba como se inscrever.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe