1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. 3 escolas para se tornar um sommelier de cerveja
3 escolas para se tornar um sommelier de cerveja
Em 27/05/2022 às 13h15.

3 escolas para se tornar um sommelier de cerveja

O Dia Internacional do Sommelier é comemorado em 03 de junho; conheça as principais escolas do Brasil para fazer o curso e entrar de vez nesse universo.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Regulamentada no Brasil em 2011, a profissão de sommelier tem duas datas comemorativas oficiais. Em 3 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Sommelier, enquanto o dia nacional é 29 de agosto, data em que a lei foi aprovada.

O sommelier é o profissional especializado em bebidas alcoólicas, tradicionalmente, vinho. No entanto, nos últimos dez anos no Brasil, o número de sommeliers de cerveja cresceu junto com o interesse do mercado pela variedade da nossa querida bebida.

A palavra “sommelier” vem do francês, e era o nome dado ao trabalhador responsável por transportar o vinho para as cortes, durante a Idade Média. Quando vieram os restaurantes, o sommelier encontrou seu lugar no atendimento ao público e no cuidado com toda cadeia de fornecimento da bebida.

Hoje, no entanto, a profissão é bastante variada. Há sommeliers atuando em todo o mercado, em produtoras, importadoras e distribuidoras, em funções como vendedores, analistas de marketing, e comunicadores.

Confira algumas das principais escolas para se tornar um sommelier de cerveja.

Instituto da Cerveja Brasil

O Instituto da Cerveja (ICB) é a mais renomada escola de capacitação cervejeira do país. Fundado em 2010, foi a primeira escola com foco na capacitação e especialização de sommeliers de cerveja. Apesar de ter sede em São Paulo, oferece cursos sobre cerveja em várias cidades do país, como Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras.

O curso de sommelier tem 100 horas e é oferecido em modalidade presencial ou híbrida. Entre os assuntos abordados estão: história da cerveja, matérias-primas, processos de produção, escolas, estilos de cerveja, análise sensorial, e muito mais. Também há cursos de gestão de marketing, e especializações em estilos e harmonização para quem já é sommelier.

Serviço:

Agenda de cursos e mais informações em: www.institutodacerveja.com.br

Escola Superior de Cerveja e Malte

Com sede em Blumenau (SC) e fundada em 2014, a Escola Superior de Cerveja e Malte é uma instituição de ensino superior especializada em cerveja, com turmas no Brasil, Portugal, Paraguai e Argentina. Os cursos são variados e incluem desde produção de cerveja caseira, aprofundamento em lúpulo, microbiologia, gestão financeira e também pós-graduação em ciência e tecnologia cervejeira, em formato presencial ou híbrido.

O curso de sommelier de cervejas tem 100 horas e a certificação é feita nacionalmente pela própria ESCM e internacionalmente pela Doemmens Akademie.

Serviço:

Agenda de cursos e mais informações em: www.cervejaemalte.com.br

Science of Beer

Com sede em Florianópolis (SC), o Science of Beer promove cursos de cerveja desde 2010. Além do curso de sommelier, a instituição oferece também cursos em tecnologia em processos cervejeiros, beer expert, harmonização de cervejas, entre outros.

O curso de sommelier é oferecido em modalidade presencial (80 horas) e online (96 horas). Entre os temas abordados estão matérias-primas, processos cervejeiros, técnicas de degustação e análise sensorial. Na modalidade online, o aluno recebe em casa as cervejas a serem degustadas ao longo do curso.

Serviço:

Agenda de cursos e mais informações em: www.scienceofbeer.com.br

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe