Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional
29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.
A diferença entre o mestre cervejeiro e o sommelier é que o primeiro faz a cerveja e o segundo fica com a parte boa, que é beber. Brincadeiras à parte, tem muito trabalho sério nessa profissão. E que não tem nada a ver com o ato de consumir a bebida. Em 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Sommelier – data em que a profissão foi regulamentada no nosso país, em 2011. Então, que tal entender melhor o que é e o que faz esse profissional?
Na raiz da palavra e da profissão existia o sommier, que na França da Idade Média era o encarregado de transportar as pipas de vinho até a corte. Com o passar do tempo, ele passou a ser encarregado também de provar a bebida para saber se estava em condições de consumo antes da entrega.
A evolução linguística levou à palavra sommelier e a evolução do trabalho colocou o profissional como o encarregado do vinho nos estabelecimentos que serviam comidas e bebidas, a partir do século XVII e, com mais intensidade, a partir do século XIX.
Ou seja, a ocupação do sommelier nunca foi só a parte visível da profissão, que é provar ou recomendar, e servir a bebida para os clientes. Mas também o cuidado, a logística, o armazenamento, e a gestão do estoque e de compras.
De fato, essa gestão da cadeia de suprimentos é a parte mais antiga da função de um sommelier, que hoje em dia é o encarregado de todas as bebidas nos estabelecimentos, e não apenas do vinho.
O sommelier hoje
Se engana também quem acha que o sommelier só atua em bares e restaurantes. Atualmente, há diversas vagas no mercado cervejeiro, e fora dele, que pedem um especialista em cerveja nos setores comercial, de marketing, de comunicação, entre outros.
Nesse caso, o sommelier é principalmente um grande conhecedor do assunto, profissional que entende de cerveja de maneira ampla. É preciso entender do produto para vender ou para comprar de maneira eficaz e eficiente.
Se quero divulgar um produto, preciso saber mostrar suas qualidades e diferenciais. Se quero fazer jornalismo de cerveja, devo entender sobre o que estou escrevendo. E por aí vai. O sommelier de cervejas é, então, o profissional que está apto a fazer isso e muito mais.
Como se tornar um sommelier
Há várias escolas no Brasil que se dedicam a formar sommeliers de cerveja. No vinho, a mais tradicional é a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), que tem sedes regionais em grandes cidades. Na cerveja, temos o Instituto da Cerveja Brasil; Science of Beer; Escola Superior de Cerveja e Malte, só para dar alguns exemplos
Confira nesse artigo sobre cada uma delas e saiba como se inscrever.