1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Smothie Sour: 3 rótulos para apreciar e conhecer o estilo
Smothie Sour: 3 rótulos para apreciar e conhecer o estilo
Em 09/11/2022 às 11h00.

Smothie Sour: 3 rótulos para apreciar e conhecer o estilo

Vitamina ou cerveja? Ácidas de alta cremosidade, as Smothies estão ganhando cada vez mais fãs e fazendo sucesso no Brasil.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Pouca gente sabe ao certo o que é uma Smoothie Sour. Isso porque um estilo não nasce, necessariamente, pronto. De qualquer forma, o que sabemos até agora é que as Smoothies são cervejas ácidas mais cremosas, grossas, como as vitaminas que fazemos aqui no Brasil. Acontece que há várias formas de fazer a bebida para chegar nesse resultado. E é por isso que há diversidade de versões.

Em geral, as Sours com frutas são feitas com sucos ou polpas, que trazem aroma, sabor, cor, mas não a fibra da fruta. Para chegar em uma sensação mais cremosa, muitas cervejarias usam também esse purê de frutas, engrossando o líquido.

Tem também as fábricas que optam por utilizar lactose, o açúcar do leite, para reforçar essa sensação. Nesse caso, elas podem ou não conter o purê. Esse dulçor pode também equilibrar a acidez, deixando a cerveja menos “azeda”.

De qualquer forma, boas cervejas desse recém-criado estilo devem primar pelo equilíbrio. Muita massa de fruta pode deixar a “vitamina” pesada demais, difícil de beber. Muita lactose, pode provocar alto dulçor, e fazer com que ela se torne enjoativa.

A seguir, confira três bons rótulos para você procurar, experimentar e entender esse estilo.

Dádiva Ephemeral Smoothie

Na Ephemeral Smoothie Mirtilo e Amora, a Cervejaria Dádiva (Várzea Paulista, SP) adicionou uma grande quantidade de fruta na maturação, resultando em uma cerveja muito suculenta e espessa. No entanto, é algo equilibrado, não exagerado, como vemos por aí. Lactose, cacau e baunilha completam o conjunto, trazendo 10% de ABV. Muito saborosa!

Dogma Huaka’i po

Inspirada no POG, suco havaiano que leva maracujá, goiaba e laranja, essa cerveja da Dogma (São Paulo, SP) leva quantidades altíssimas de frutas e tem apenas 2% de ABV. A sensação é de um suco concentrado, muito saboroso e refrescante por conta da criticidade da laranja e do maracujá.

OCA Fruto

A série Fruto da OCA Cervejaria (São Paulo, SP) é composta de Sours com diferentes frutas, todas muito saborosas e equilibradas. Nessa versão, é apresentado um mix de morango, amora, framboesa e a brasileiríssima grumixama, típica da Mata Atlântica, todas inseridas em alta quantidade dando aspecto cremoso para a cerveja. Também leva lactose, além de baunilha do cerrado, canela e açúcar mascavo, o que aumenta a complexidade da bebida.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe