1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Servir a cerveja corretamente garante uma experiência melhor
Servir a cerveja corretamente garante uma experiência melhor
Em 11/02/2022 às 10h00.

Servir a cerveja corretamente garante uma experiência melhor

A principal preocupação deve ser preservar e valorizar os aspectos da própria cerveja. Cuidados com higiene, escolha do copo e temperatura devem ser observados.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Beber cerveja artesanal não é barato. Isso é um fato. Mas, compensa, já que traz um prazer sensorial, de sabor e aroma, muito maior que as opções regulares. Toda a cadeia de produção se esforça para fazer um ótimo produto chegar ao consumidor, nas melhores condições.

No entanto, caso o serviço não seja feito de forma adequada, podemos não só deixar de apreciar tudo que a bebida tem a oferecer, como ainda ter uma experiência desagradável. O que é um desperdício!

O serviço correto da cerveja, portanto, visa garantir a melhor experiência para quem consome, não só preservando os aspectos da bebida, mas também os favorecendo. Condições básicas de higiene, como um copo limpo, por exemplo, garantem a saúde de quem bebe e da própria cerveja: sujidades e gorduras prejudicam a espuma e o sabor.

Formar uma espuma de consistência e tamanho ideal, a partir do modo correto de colocar a cerveja no copo, ajuda a preservar os aromas, manter a temperatura adequada e evitar a oxidação (o contato do líquido com o ar) por mais tempo.

O mesmo pode ser dito da escolha do copo ideal e a temperatura correta da cerveja. E não é difícil. Alguns pequenos cuidados e uma forma de servir atenta já resolvem o problema.

Conheça, abaixo, os três principais tipos de serviço de cerveja para aproveitar o melhor de suas garrafas e latas em casa.

Serviço comum

O serviço comum é aplicado na maioria das cervejas, Ales ou Lagers. Ele dá condições para quem serve liberar gás e formar espuma na proporção ideal – cerca de 2 a 3 centímetros.

1 – Garanta que você tem tudo o que precisa à mão: copo ideal e limpo, cerveja na temperatura correta para o estilo e acessórios, como abridor de garrafa, guardanapos ou bolachas;

2 – Abra a garrafa ou a lata. Se a tampa for do tipo twist-off (de rosquear), não use o abridor. Utilize um guardanapo para segurar a tampa e girar a garrafa. O mesmo vale para garrafas rolhadas;

3 – Posicione o copo inclinado a 45º e sirva a cerveja cuidadosamente. Nunca encoste o gargalo da garrafa no copo ou no líquido;

4 – Quando o líquido chegar quase à borda do copo inclinado, retome a posição vertical do copo (90º), para fazer espuma, e finalize o serviço.

Serviço de Weizenbier

Cervejas de trigo de tradição alemã foram feitas para serem servidas com a levedura que fica depositada no fundo da garrafa. Por isso, o copo Weizen tem a mesma capacidade da garrafa, por exemplo.

1 – Siga os passos 1 a 3 do serviço anterior;

2 – Quando o líquido chegar quase à borda do copo inclinado, retome a posição vertical do copo (90º) e interrompa o serviço;

3 – Gire delicadamente o líquido dentro da garrafa para arrastar toda a levedura que fica presa no fundo;

4 – Finalize o serviço com o copo na vertical para fazer espuma até a borda.

Serviço de estilos belgas

Estilos belgas de cerveja, principalmente importados, são tradicionalmente refermentados na garrafa. Por isso, também depositam levedura no fundo do recipiente. No entanto, diferente da Weizenbier, esse fermento não deve ser servido, já que seu gosto amarga a cerveja.

Normalmente, toma-se todo o cuidado para não agitar a garrafa em nenhum momento, para não levantar o sedimento. Além disso, a bebida não é servida até o final, deixando um pouco do líquido na embalagem. Alternativamente, é possível colocar essa sobra num copo pequeno para que o consumidor experimente e decida se quer, ou não, misturar.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe