E se cada bairro do Brasil tivesse uma cervejaria?
Imaginar uma cervejaria em cada bairro brasileiro ajuda entender como a cerveja artesanal ainda tem caminho para crescer no país.
De acordo com o Censo de 2010, existem no Brasil cerca de 15 mil bairros, cada um com sua diversidade de negócios locais, para as suas respectivas comunidades. E se cada bairro tivesse uma cervejaria? Seriam 15 mil cervejarias distribuídas pelo país, cada uma com suas peculiaridades e jeitos bem próprios de produzir sua cerveja, levando em consideração uma série de aspectos regionais.
Ok, talvez imaginar uma cervejaria por bairro seja algo um pouco distante, ao se pensar nos mais diferentes obstáculos para que isso ocorra. Mas imaginemos que, pelo menos a metade dos bairros do Brasil, tivesse ao menos uma cervejaria. Com metade dos bairros do país tendo uma cervejaria, seriam cerca de 7.500 cervejarias distribuídas pelo país.
Cerveja local e microcervejarias
Existe uma cultura que ainda pode crescer no país: a de que as cervejarias podem funcionar dentro de um pequeno bar, com cerveja super fresca, produzida ali mesmo. A ideia de que uma cervejaria pode funcionar em uma escala muito próxima a de uma padaria é algo novo por aqui e que pode ganhar centenas de adeptos.
A criação de cervejarias ajuda a fortalecer a utilização dos espaços na cidade, além de gerar empregos. Municípios que compreendem isso passam a desenvolver uma legislação que auxilia na instalação de microcervejarias e que são um fator decisivo para que elas possam se espalhar.