1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O fantástico mundo da cerveja fresca
O fantástico mundo da cerveja fresca
Em 12/01/2022 às 10h00.

O fantástico mundo da cerveja fresca

A cerveja fresca carrega o melhor que a bebida oferece; conheça os motivos.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A valorização da cerveja como bebida leva naturalmente a uma discussão sobre a importância da cerveja fresca. Mas, o que seria essa tal cerveja fresca, e por que ela é importante?

Em resumo, cerveja fresca é a bebida que conserva a maior parte das características de quando ela é fabricada. Dessa forma, quanto mais próximo ao local de produção e à data de fabricação a cerveja for consumida, mais características de sabor e aroma ela vai entregar ao consumidor.

Mais fresca possível

Cervejeiros fazem tudo ao seu alcance para aperfeiçoar cada cerveja que fazem. Acordam cedo, ajustam o equilíbrio entre diferentes tipos de malte, selecionam os lúpulos mais adequados. Mas depois de envasada, a cerveja está literalmente fora das mãos do cervejeiro – e a cerveja que você bebe, pode não ser a cerveja que pretendida pelos fabricantes.

Isso porque, as substâncias que são produzidas dentro da cerveja durante a sua fabricação, que trazem os sabores frescos e vibrantes à bebida, não são estáveis e se degradam rapidamente. É preciso excluir dessa análise os estilos de cerveja que permitem o envelhecimento, que são, no entanto, a minoria.

Uma série de fatores podem mudar a bebida desejada pelo cervejeiro. Os principais deles são os efeitos da ação da luz, do oxigênio, do calor e do tempo que, aos poucos, eliminam o frescor e o sabor da cerveja.

Por isso, é essencial cuidar de cada etapa após a fabricação, para que a cerveja chegue no melhor estado possível ao consumidor e, de preferência, perto da data de fabricação.

Experiência única

Quando a cerveja é fresca, apreciar os aromas e sabores cítricos de um lúpulo norte-americano, as notas de caramelo ou chocolate de um malte tostado, ou o frutado de uma cerveja que utiliza fermento ale, tornam a experiência ainda mais marcante.

Dessa forma, é muito importante valorizar e apreciar essas características da bebida, pois são elas que tornam a cerveja uma bebida fenomenal e diversa.

Possivelmente, uma série de fãs de cervejas artesanais nunca se depararam com a oportunidade de beber uma boa cerveja fresca. Uma experiência que todo mundo precisa ter para entender tudo que a bebida pode oferecer.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe