1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. O fantástico mundo da cerveja fresca
O fantástico mundo da cerveja fresca
Em 12/01/2022 às 10h00.

O fantástico mundo da cerveja fresca

A cerveja fresca carrega o melhor que a bebida oferece; conheça os motivos.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

A valorização da cerveja como bebida leva naturalmente a uma discussão sobre a importância da cerveja fresca. Mas, o que seria essa tal cerveja fresca, e por que ela é importante?

Em resumo, cerveja fresca é a bebida que conserva a maior parte das características de quando ela é fabricada. Dessa forma, quanto mais próximo ao local de produção e à data de fabricação a cerveja for consumida, mais características de sabor e aroma ela vai entregar ao consumidor.

Mais fresca possível

Cervejeiros fazem tudo ao seu alcance para aperfeiçoar cada cerveja que fazem. Acordam cedo, ajustam o equilíbrio entre diferentes tipos de malte, selecionam os lúpulos mais adequados. Mas depois de envasada, a cerveja está literalmente fora das mãos do cervejeiro – e a cerveja que você bebe, pode não ser a cerveja que pretendida pelos fabricantes.

Isso porque, as substâncias que são produzidas dentro da cerveja durante a sua fabricação, que trazem os sabores frescos e vibrantes à bebida, não são estáveis e se degradam rapidamente. É preciso excluir dessa análise os estilos de cerveja que permitem o envelhecimento, que são, no entanto, a minoria.

Uma série de fatores podem mudar a bebida desejada pelo cervejeiro. Os principais deles são os efeitos da ação da luz, do oxigênio, do calor e do tempo que, aos poucos, eliminam o frescor e o sabor da cerveja.

Por isso, é essencial cuidar de cada etapa após a fabricação, para que a cerveja chegue no melhor estado possível ao consumidor e, de preferência, perto da data de fabricação.

Experiência única

Quando a cerveja é fresca, apreciar os aromas e sabores cítricos de um lúpulo norte-americano, as notas de caramelo ou chocolate de um malte tostado, ou o frutado de uma cerveja que utiliza fermento ale, tornam a experiência ainda mais marcante.

Dessa forma, é muito importante valorizar e apreciar essas características da bebida, pois são elas que tornam a cerveja uma bebida fenomenal e diversa.

Possivelmente, uma série de fãs de cervejas artesanais nunca se depararam com a oportunidade de beber uma boa cerveja fresca. Uma experiência que todo mundo precisa ter para entender tudo que a bebida pode oferecer.

Mercado Cervejeiro
26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Compartilhe