Saiba tudo sobre cerveja puro malte, uma das preferidas dos brasileiros
A cerveja puro malte se tornou um distintivo da indústria cervejeira para produtos de qualidade, mas é também um termo que possui definição legal dentro da legislação brasileira.
Por si só, cerveja puro malte não é um atestado de qualidade da bebida. Existem cervejas puro malte boas e puro malte ruins, assim como existem cervejas que não são puro malte e são maravilhosas e outras de baixíssima qualidade. Tudo depende da combinação de ingredientes e do controle do processo de produção de cerveja.
A cerveja puro malte é definida dentro de uma instrução do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento), que regula o registro de cerveja e outras bebidas alcoólicas no Brasil.
Segundo esta instrução, cerveja puro malte é aquela que utiliza exclusivamente malte de cevada como fonte de açúcar para a fermentação que produzirá o álcool da cerveja. Enquanto isso, a cerveja comum pode conter até um mínimo de 45% de cereais maltados em sua receita, de acordo com a mesma instrução. Dentro deste grupo, estão as cervejas que utilizam outras fontes de açúcar, incluindo o mal falado milho.
O malte pode ser usado para a produção de bebidas e alimentos. Cervejas puro malte têm apresentado crescimento em vendas de forma contínua há muitos anos no Brasil, e se tornaram um segmento fundamental para a estratégia de todas as grandes cervejarias.
Elas entenderam que, para determinados rótulos, a garantia de que são produzidos 100% com malte de cevada é uma grande ferramenta de sedução dos consumidores. E tudo leva a crer que o caso de amor entre o brasileiro e as cervejas puro malte não vai ter fim.