1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja com milho é ruim? Entenda essa polêmica
Cerveja com milho é ruim? Entenda essa polêmica
Em 14/09/2022 às 12h21.

Cerveja com milho é ruim? Entenda essa polêmica

Em conversas sobre cerveja artesanal, você provavelmente já ouviu alguém falar mal dessa combinação. Mas será que o milho é tão ruim para a qualidade da cerveja?

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Em primeiro lugar, é importante entender que qualquer cerveja, como toda bebida alcoólica, necessita de algum ingrediente como fonte de açúcar. Ele será fermentado para gerar o álcool presente na bebida. A magia que ocorre na fermentação produz o álcool e outras substâncias que colaboram com o sabor, aroma e corpo da cerveja.

Tudo isso depende tanto da fonte de açúcar, quanto do tipo de fermento utilizado. E a combinação de diferentes tipos de fonte de açúcar com diferentes tipos de fermento é responsável por boa parte da diversidade de cervejas que existem.

A polêmica

Em geral, a cerveja utiliza cereais como fonte de açúcar, tais como trigo, cevada, centeio e também milho. Sim, o polêmico milho. Esse cereal é utilizado em larga escala pelas gigantes do setor cervejeiro, prioritariamente como uma fonte de açúcar barata, tendo entre os seus objetivos a redução de custos.

Com o crescimento da cerveja artesanal, surgiu uma “bandeira” contra o milho, como rejeição à cerveja massificada. Mas não se deixe enganar, o milho na cerveja não é necessariamente ruim.

O poder do milho

O único critério para definir uma boa cerveja é a sua qualidade sensorial, ou seja, seu sabor, aroma e aparência. E o milho também pode contribuir positivamente com isso.

Esse cereal tem uma grande variedade, o que significa diferentes sabores e aromas para a produção de cervejas. Além disso, o milho é um ingrediente que pode dar leveza para o corpo da cerveja, facilitando a criação de bebidas saborosas, refrescantes e leves.

Ou seja, fazer uma cerveja boa ou ruim com milho depende mais da qualidade do cereal, como também da receita. Enfim, não trate o milho como vilão na cerveja, ele também pode ser um belo ingrediente para uma criar uma bebida maravilhosa.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe