1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Cerveja com milho é ruim? Entenda essa polêmica
Cerveja com milho é ruim? Entenda essa polêmica
Em 14/09/2022 às 12h21.

Cerveja com milho é ruim? Entenda essa polêmica

Em conversas sobre cerveja artesanal, você provavelmente já ouviu alguém falar mal dessa combinação. Mas será que o milho é tão ruim para a qualidade da cerveja?

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Em primeiro lugar, é importante entender que qualquer cerveja, como toda bebida alcoólica, necessita de algum ingrediente como fonte de açúcar. Ele será fermentado para gerar o álcool presente na bebida. A magia que ocorre na fermentação produz o álcool e outras substâncias que colaboram com o sabor, aroma e corpo da cerveja.

Tudo isso depende tanto da fonte de açúcar, quanto do tipo de fermento utilizado. E a combinação de diferentes tipos de fonte de açúcar com diferentes tipos de fermento é responsável por boa parte da diversidade de cervejas que existem.

A polêmica

Em geral, a cerveja utiliza cereais como fonte de açúcar, tais como trigo, cevada, centeio e também milho. Sim, o polêmico milho. Esse cereal é utilizado em larga escala pelas gigantes do setor cervejeiro, prioritariamente como uma fonte de açúcar barata, tendo entre os seus objetivos a redução de custos.

Com o crescimento da cerveja artesanal, surgiu uma “bandeira” contra o milho, como rejeição à cerveja massificada. Mas não se deixe enganar, o milho na cerveja não é necessariamente ruim.

O poder do milho

O único critério para definir uma boa cerveja é a sua qualidade sensorial, ou seja, seu sabor, aroma e aparência. E o milho também pode contribuir positivamente com isso.

Esse cereal tem uma grande variedade, o que significa diferentes sabores e aromas para a produção de cervejas. Além disso, o milho é um ingrediente que pode dar leveza para o corpo da cerveja, facilitando a criação de bebidas saborosas, refrescantes e leves.

Ou seja, fazer uma cerveja boa ou ruim com milho depende mais da qualidade do cereal, como também da receita. Enfim, não trate o milho como vilão na cerveja, ele também pode ser um belo ingrediente para uma criar uma bebida maravilhosa.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe