1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Roteiro gastronômico: Conheça 3 cervejarias do sul de Minas
Roteiro gastronômico: Conheça 3 cervejarias do sul de Minas
Em 18/05/2022 às 10h35.

Roteiro gastronômico: Conheça 3 cervejarias do sul de Minas

O sul de Minas Gerais oferece natureza, descanso e muita cerveja boa; conheça três cervejarias da região.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

“Minas Gerais é um estado de espírito”, escreveu João Guimarães Rosa, em 1957. Muitas pessoas concordam com Guimarães Rosa até hoje. Isso por causa das belezas e do clima hospitaleiro que Minas oferece aos visitantes. Agora imagine combinar tudo isso com cerveja boa!

Com suas serras, natureza e artesanato, a charmosa região do sul de Minas Gerais é um belo destino turístico. Nos últimos anos, o local ganhou ainda ótimas cervejarias, que compõem roteiros de viagens que valorizam a sua característica rural.

Cervejaria Três Orelhas –  Gonçalves

Localizada no vilarejo de mesmo nome na cidade de Gonçalves, a Cervejaria Três Orelhas é uma atração em si. O local conta com um grande bar anexo repleto de mesas que ajudam a harmonizar a cerveja com a vista para a natureza.

Além da bela vista, a Três Orelhas tem ótimos petiscos que combinam com a diversidade de cervejas. Sours, Lagers, cervejas lupuladas, cervejas pesadas e alcoólicas e Ales da tradição belga estão entre as diferentes opções para aproveitar um dia inteiro curtindo o lugar.

Cervejaria Tereza – Gonçalves

Em outro vilarejo de Gonçalves, a Cervejaria Tereza traz a essência da Serra da Mantiqueira e a simplicidade da roça. Com oito torneiras em seu bar, a Tereza oferece diversidade de opções com rótulos próprios e também marcas convidadas. O ambiente conta ainda com mesas em um amplo gramado, que é um convite para relaxar ao ar livre.

Cervejaria Zalaz –  Paraisópolis

Localizada em uma fazenda em Paraisópolis, cidade próxima a Gonçalves, a Zalaz não é só uma cervejaria, mas uma verdadeira fazenda, que proporciona diferentes produtos aos visitantes, como cafés e destilados.

Na cervejaria, o bar conta com mais de dez torneiras que oferecem cervejas de sua marca, que prima pela experimentação. Com ingredientes próprios da fazenda, em equilíbrio com a receita desenvolvida, as cervejas da Zalaz exploram a sazonalidade da produção rural com muita criatividade.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe