1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Quando o hobby vira trabalho
Quando o hobby vira trabalho
Em 07/12/2021 às 10h00.

Quando o hobby vira trabalho

É muito bom trabalhar com algo que a gente gosta e acredita, mas quando o hobby vira trabalho, precisamos encontrar um novo hobby.

Luiza Lugli Tolosa
Por Luiza Lugli Tolosa, cervejar.com
Sócia-fundadora da Cervejaria Dádiva

O mercado cervejeiro é cheio de gente que decidiu trabalhar com cerveja depois de descobrir que ela era o seu hobby. É muito bom trabalhar com algo que a gente gosta e acredita, mas quando o hobby vira trabalho, precisamos encontrar um novo hobby.

Depois de algum tempo trabalhando com cerveja, eu percebi que ir ao bar de cervejas no final de semana era algo que estava bem longe de ser lazer. Eu ficava analisando as cervejas dos concorrentes, vendo se as cervejas da Dádiva estavam bem posicionadas na geladeira, pensando o motivo de o cliente não estar com tal chope nosso engatado. Definitivamente, não era lazer. No começo, eu gostava de viajar para visitar cervejarias e ir em festivais fora do país, e ainda gosto, mas não chamo mais isso de férias.

A melhor definição de lazer e sobre a importância de se ter um hobby eu li no livro “A Quietude é a Chave”, do Ryan Holiday. O autor é um pensador sobre filosofia antiga e o papel dela no nosso dia a dia.

Para Holiday, lazer não é ausência de atividade, lazer é atividade. A diferença entre uma atividade de lazer e outra é que a atividade de lazer você não faz por dinheiro, não faz para mostrar a alguém. Você faz para você.

É muito importante que a gente encontre uma atividade que precise da nossa atenção, do nosso foco, e que não tenha uma remuneração ligada a isso, ou esteja relacionado a outras obrigações e pressões. Hobby é uma atividade com a qual a gente esteja envolvido. E é algo que temos que fazer por nós.

Eu sempre achei que correr fosse um hobby. Eu gosto, mas tem uma pressão estética que, também, me motiva a correr da qual eu ainda não consegui me livrar. Mas, eu consegui encontrar dois hobbies neste ano. Um é cozinhar, e outro é fazer meus cremes. Eu fico pensando no benefício de cada ingrediente, na consistência do creme, na essência que eu vou usar (e, que muitas vezes eu coloco mais do que deveria e deixo casa toda cheirando lavanda). São atividades que consomem a minha atenção naquele momento e com as quais eu não tenho nenhuma obrigação. Eu preciso mesmo estar focada e presente naquelas atividades, porque, se eu não estiver, eu posso me queimar, por exemplo. E se eu errar a receita, tudo bem, posso ficar meio decepcionada comigo mesma, mas não devo isso a ninguém.

Mudar o assunto dos nossos pensamentos é essencial, trabalhando ou não com cerveja. Além de poder encontrar algo que seja divertido, faz você estar com a mente descansada quando chega o momento de trabalhar no seu antigo, e não atual, hobby.

Mercado Cervejeiro
26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Compartilhe