1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Qual o tamanho de uma cervejaria artesanal?
Qual o tamanho de uma cervejaria artesanal?
Em 12/09/2022 às 11h18.

Qual o tamanho de uma cervejaria artesanal?

O tamanho de uma cervejaria artesanal pode ser bem menor do que as pessoas imaginam, ou muito maior do que a sua mente supõe; saiba o que dizem as associações.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Descobrir qual o tamanho de uma cervejaria artesanal é uma curiosidade das pessoas que se interessam pelo universo da cerveja. Algumas vezes, o tamanho de uma cervejaria artesanal pode ser bem menor do que as pessoas imaginam, ou muito maior do que a sua mente supõe.

Mas antes de conhecer o tamanho de uma cervejaria artesanal é importante saber, em primeiro lugar, o que ela é. A verdade é que não existe uma definição sobre o tema, a única certeza é que toda cervejaria artesanal é também uma indústria, seja ela minúscula ou não.

O que dizem as associações

Como pequenas cervejarias costumam ser empresas mais frágeis, existem algumas associações que defendem seus direitos e interesses, para que o mercado se torne mais atraente aos associados.

Nos Estados Unidos, o maior mercado de microcervejarias do mundo, a Brewers Association é a entidade que defende os interesses das microcervejarias. Seu estatuto define que uma cervejaria artesanal é aquela que produz por ano até 704 milhões de litros. Um volume não tão pequeno, mas que corresponde a apenas 3% do mercado de cerveja dos EUA.

No Brasil, a Abracerva é a entidade que representa as microcervejarias em diferentes frentes. Apesar de seu estatuto não conter o termo “cervejaria artesanal”, ele define o que seria uma “microcervejaria brasileira”. E uma das condições é produzir até 50 mil hectolitros (5 milhões de litros) por ano.

Assim, segundo as associações norte-americanas e brasileiras, cervejarias artesanais podem ser desde um pequeno barzinho que faz e vende sua cerveja no mesmo local, em uma média de 3 mil litros por mês; até uma cervejaria bem maior que distribui para diferentes regiões do país e do mundo.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe