1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado
Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado
Em 16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Os supermercados oferecem uma diversidade cada vez maior de rótulos de cervejas. Essa grande variedade pode, no entanto, confundir os consumidores na hora de escolher a bebida, especialmente os que estão começando a se aventurar nesse universo. Por isso, preparamos uma série de dicas para facilitar a sua vida na hora de selecionar cervejas, aproveitando o melhor das gôndolas.

Não se sinta perdido

Em primeiro lugar, não se assuste com as dezenas de opções de cervejas nas prateleiras dos supermercados. A diversidade é positiva, porque ela garante variedade ao consumidor. Mas, ela também pode te desorientar na hora da compra.

De qualquer forma, fique tranquilo e tenha paciência. Conhecer a grandiosidade do mundo da cerveja leva tempo, mas é uma aventura deliciosa.

Leia o rótulo

Para ir além do que você já gosta, uma boa dica é combinar sabores conhecidos com novidades. Por exemplo, você gosta de laranja e viu uma “Blonde Ale com laranja”? Essa pode ser uma boa pedida. Curte um bom café? Cervejas escuras que tragam malte tostado ou torrado são um bom caminho, ou ainda aquelas que tenham o próprio grão na receita.

As cervejarias costumam destacar essas características nos rótulos, o que aguça a curiosidade do público. Por isso, invista alguns minutos para reconhecer e ler os rótulos.

Desafie-se

Conhecer o mundo da cerveja é também se arriscar. O nosso paladar se altera com o tempo, conforme as nossas experiências. Dessa forma, é interessante dar chances para novas opções.

Existem estilos mais fáceis de agradar, devido ao seu baixo amargor e sabores mais doces ou frutados. Vienna Lager, Brown Ale, Doppelbock e Strong Golden Ale são ótimas opções para sair do convencional.

De vez em quando, adicione cervejas desses estilos às suas compras, e deguste com mais de atenção. Isso vai te ajudar a conhecer sabores maravilhosos.

Valorize cervejarias locais

Você conhece alguma microcervejaria independente na sua cidade, ou região? Talvez, ela venda seus produtos em um dos mercados que você costuma frequentar. Comprar e recomendar dessas microcervejarias também é fundamental para apoiar e fortalecer o movimento da cerveja artesanal.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe