1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Por que a cerveja fica choca?
Por que a cerveja fica choca?
Em 20/07/2022 às 12h31.

Por que a cerveja fica choca?

Você provavelmente já tomou uma cerveja choca; entenda porque isso acontece e saiba como evitar.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Imagine a seguinte situação. Você está com muita vontade de tomar aquela cerveja, mas na hora de abrir a latinha ou a garrafa sente falta daquele “barulhinho mágico” e percebe que a bebida está quase sem gás. Neste momento, bate a tristeza de estar com uma cerveja choca na mão.

Com isso, algumas dúvidas podem surgir. Por que a cerveja fica choca? Cerveja choca faz mal à saúde? Como evitar que a bebida fique assim? Todas essas perguntas são respondidas nesse texto. Confira.

Motivos

Quando uma garrafa de cerveja está com uma tampinha mal colocada, ou quando uma lata está com furos quase imperceptíveis (que acabam molhando as prateleiras nos mercados), ocorre perda do gás carbônico (CO2) e entrada de oxigênio na bebida.

A perda de gás carbônico retira o chamado efeito frisante, que gera as pequenas bolhas presentes na cerveja, e a entrada de oxigênio promove oxidação, gerando substâncias com sabores desagradáveis. O resultado é a chamada cerveja choca.

Esse fato também pode ocorrer com o congelamento, seguido de descongelamento da cerveja, o que gera mudanças de pressão e vazamento de CO2 da garrafa. Assim, gelar e desgelar cerveja pode gerar o mesmo problema, mas com menor intensidade.

Cerveja choca faz mal?

Beber cerveja choca não faz mal para saúde, mas pode fazer mal para seu paladar que terá de lidar com sabores bem estranhos e nada agradáveis.

Mas, manter uma cerveja aberta durante muitos dias pode promover contaminações, como qualquer alimento desprotegido dentro da geladeira. Nesse caso, tomar a bebida é pouco recomendável. A cerveja é feita para ser consumida, no máximo, poucas horas depois de aberta, para que seja possível aproveitar o melhor que ela tem a oferecer.

Como evitar

Boa parte da possibilidade de que a cerveja fique choca é determinada na fábrica, especificamente, no envasamento da garrafa ou lata. Envases de baixa qualidade, que permitam a entrada de ar ou possibilitem algum espaço para vazamento, podem resultar em uma cerveja choca.

Outra parte que exige cuidado é o controle de temperatura e acondicionamento no transporte e no estoque da cerveja – e isso inclui a sua casa. Grandes variações de temperatura aumentam a possibilidade de uma cerveja ficar choca.

Cuide bem de suas latas e garrafas. Assim, você colabora para que sua cerveja esteja sempre no melhor ponto para brindar e beber.

Mercado Cervejeiro
08/08/2022 às 10h35.

Sommelier de cervejas: o que é e o que faz esse profissional

29 de agosto é o Dia Nacional do Sommelier, data em que a profissão foi regulamentada no Brasil; confira o que é e o que faz esse profissional que atua em diferentes ramos do mercado.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
01/08/2022 às 10h06.

Dia dos Pais: uma cerveja para cada tipo de pai

Você já escolheu o presente do paizão? Com mais de 150 estilos, cervejas podem ser uma ótima opção.

Compartilhe