1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Por que a cerveja explode no congelador?
Por que a cerveja explode no congelador?
Em 11/08/2022 às 10h21.

Por que a cerveja explode no congelador?

A ciência explica por que a cerveja pode estourar no congelador; conheça o motivo e saiba como evitar essa triste situação.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Cerveja quente não faz parte da preferência de ninguém. Por conta disso, é comum apelarmos para saídas rápidas, com objetivo de transformar aquela garrafa em temperatura ambiente em uma cervejinha gelada. Uma dessas alternativas é colocá-la no congelador.

O grande problema é que nem sempre a memória ajuda, e podemos esquecer a garrafa do líquido precioso por lá, o que pode acarretar uma garrafa estourada. Mas, por que isso acontece?

A ciência explica

A explicação para esse fenômeno dramático está na ciência. Devido às baixas temperaturas, o líquido no interior da garrafa vai para o estado sólido. Nesse processo, ocorre a expulsão de gás carbônico (CO2) e a água presente na cerveja se torna gelo, que possui volume maior que a água em estado líquido.

Ou seja, a cerveja congelada ocupa mais espaço do que a cerveja líquida. E como algumas garrafas não suportam a pressão desse aumento de volume elas simplesmente estouram.

Você pode evitar essa triste cena acionando um timer em 10 ou 15 minutos, após colocar a cerveja no congelador. Ele te lembrará de retirar a cerveja dessa fria.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe