1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Por que a cerveja explode no congelador?
Por que a cerveja explode no congelador?
Em 11/08/2022 às 10h21.

Por que a cerveja explode no congelador?

A ciência explica por que a cerveja pode estourar no congelador; conheça o motivo e saiba como evitar essa triste situação.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Cerveja quente não faz parte da preferência de ninguém. Por conta disso, é comum apelarmos para saídas rápidas, com objetivo de transformar aquela garrafa em temperatura ambiente em uma cervejinha gelada. Uma dessas alternativas é colocá-la no congelador.

O grande problema é que nem sempre a memória ajuda, e podemos esquecer a garrafa do líquido precioso por lá, o que pode acarretar uma garrafa estourada. Mas, por que isso acontece?

A ciência explica

A explicação para esse fenômeno dramático está na ciência. Devido às baixas temperaturas, o líquido no interior da garrafa vai para o estado sólido. Nesse processo, ocorre a expulsão de gás carbônico (CO2) e a água presente na cerveja se torna gelo, que possui volume maior que a água em estado líquido.

Ou seja, a cerveja congelada ocupa mais espaço do que a cerveja líquida. E como algumas garrafas não suportam a pressão desse aumento de volume elas simplesmente estouram.

Você pode evitar essa triste cena acionando um timer em 10 ou 15 minutos, após colocar a cerveja no congelador. Ele te lembrará de retirar a cerveja dessa fria.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe