1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Podcasts chegam ao universo das cervejas
Podcasts chegam ao universo das cervejas
Em 29/11/2021 às 10h00.

Podcasts chegam ao universo das cervejas

Cerca de 25% dos usuários do Spotify afirmam ouvir podcasts; plataforma já conta com dezenas de programas cervejeiros.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

A produção e o consumo de podcasts cresceram de forma acelerada, nos últimos anos. Somente o Spotify tem hoje mais de 2,2 milhões de programas de áudio, número incrivelmente superior aos 2,5 mil de três anos atrás. Além disso, dos mais de 345 milhões de usuários da plataforma, cerca de 25% dizem ouvir podcasts. Aqui na América Latina, que concentra 22% dos usuários do Spotify, o número de programas cresceu 400%, em 2020.

Não há detalhes sobre podcasts cervejeiros mas, em uma busca rápida no Spotify, já é possível encontrar mais de uma dezena de produções sobre o tema. Algumas produções são feitas pelas próprias cervejarias. Isso evidencia que o mercado está antenado às tendências, além de ter acolhido os programas de áudio de braços abertos.

Uma pesquisa do Ibope para a Globo mostrou que, dos 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões declararam ouvir esse tipo de conteúdo. “Os cervejeiros fazem parte disso. Somos um nicho interessado em cerveja, especialmente, em cerveja artesanal”, afirma Anselmo Mendo, ilustrador, designer e um dos criadores do Beercast.

Criado há mais de oito anos, o Beercast é o podcast mais antigo sobre cervejas no Brasil, e já conta com 440 programas no currículo. O podcast retrata o universo cervejeiro de forma leve e descontraída.

Para Ludmyla Almeida, sommelière de cervejas e uma das apresentadoras do Surra de Lúpulo, outro podcast cervejeiro, o Brasil está “bem servido” com esses programas, cada um com sua  própria personalidade.

Motivos

Muitos especialistas citam a pandemia como um dos aceleradores desse fenômeno. O isolamento e a necessidade de ouvir outras vozes são fatores que precisam ser considerados. Foi neste período, inclusive,  que a Ludmyla criou o Surra de Lúpulo, em parceria com o designer Leandro Bulkool.

“Decidimos que queríamos matar a nossa curiosidade. E, para tanto, fomos buscar informações e respostas com as melhores e maiores mentes do mercado cervejeiro”, explica Ludmyla, que criou o podcast em abril de 2020.

Ela e Anselmo acreditam que o crescimento do formato tem a ver com a evolução tecnológica, a entrada de grandes players, como Globo e Record, além da própria natureza dos podcasts. “A praticidade e o conforto de ouvir quando quiser, sobre o seu assunto preferido, caíram no gosto das pessoas de uma forma geral”, finaliza a sommelière e podcaster.

Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe