1. Home
  2. /
  3. Degustação
  4. /
  5. Pastry Beers: As cervejas que são sobremesas
Pastry Beers: As cervejas que são sobremesas
Em 26/11/2021 às 10h00.

Pastry Beers: As cervejas que são sobremesas

Cervejas e sobremesas podem ser uma coisa só, e os cervejeiros estão investindo nisso.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Um elemento característico da cerveja artesanal é que ela não conhece limites para novos sabores. Cervejeiros estão sempre inventando técnicas e introduzindo ingredientes para compor uma cerveja mais exótica, em uma verdadeira viagem sensorial.

Entre as tendências desse universo, as cervejas que simulam os sabores de uma sobremesa têm chamado bastante atenção. São as chamadas Pastry Beers.

A inspiração pode vir de uma torta de chocolate, um bolo de laranja, ou de uma mousse de maracujá, por exemplo.

Pastry Beers, invenção do mercado norte-americano

Nos Estados Unidos, o mercado de cerveja artesanal tem se destacado por produzir cervejas que rompem limites. Por lá, cervejas muito alcoólicas, ou com amargor pronunciado, já foram a bola da vez.

Agora, com as Pastry Beers, chegou a vez das bebidas com destaque doce no paladar. A palavra “pastry”, em inglês, se refere à produção de doces em um estilo semelhante ao que chamamos de confeitaria, aqui no Brasil.

No caso das Pastry Beers, a ideia foi dar nome a essas cervejas incomuns, que lembram doces e sobremesas, e que ganharam apelo do público.

Ingredientes inusitados

Criar essas sobremesas em versões líquidas e alcoólicas requer a utilização de ingredientes pouco comuns em cervejas mais tradicionais. Além disso, é preciso também saber utilizar estes ingredientes de forma adequada ao processo de produção da cerveja.

Coco queimado, baunilha, lactose, cacau, amendoim, canela, são apenas algumas das opções para construir a receita de uma Pastry Beer. Os cervejeiros combinam esses ingredientes com insumos mais tradicionais, como água, malte, lúpulo e levedura.

As Pastry Beers são divididas em dois grandes grupos. As Pastry Stouts, que se inspiraram no estilo Russian Imperial Stout (RIS), e adicionaram à sua potência alcoólica uma carga elevada de dulçor e outros sabores.

E as Pastry Sours, que são cervejas mais ácidas e, por isso, simulam doces que possuem um certo grau de acidez, como mousse de maracujá. É a combinação de dois mundos, o dos doces e o da bebida, que sempre promovem muito prazer.

Mercado Cervejeiro
26/01/2022 às 14h41.

Embalagem bonita é diferencial e ajuda nas vendas

Latas ou garrafas bonitas de cerveja podem atrair consumidores e impulsionar as vendas.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
25/01/2022 às 10h00.

Terra da garoa, São Paulo é também a terra da cerveja

A cidade São Paulo, que comemora 468 anos em 2022, caminha para ter o maior número de cervejarias do Brasil.

Compartilhe