1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Parabéns, Rio: 5 lugares para beber cerveja na cidade maravilhosa
Parabéns, Rio: 5 lugares para beber cerveja na cidade maravilhosa
Em 28/02/2022 às 10h00.

Parabéns, Rio: 5 lugares para beber cerveja na cidade maravilhosa

No aniversário do Rio de Janeiro, conheça cinco lugares para beber cerveja artesanal, enquanto aprecia a cidade maravilhosa.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, comemora 457 anos no dia 1º de março. Com centenas de bares, carinhosamente chamados de botecos, espalhados por todos os lugares, o Rio ama cerveja. A cidade é destaque em cerveja artesanal, com algumas das marcas mais reconhecidas do Brasil.

É por isso que apreciar o mundo da cerveja artesanal na cidade maravilhosa é uma oportunidade para também conhecer suas belezas. A seguir, conheça cinco lugares para apreciar a bebida em diferentes bairros do Rio.

Boteco Carioquinha

Que tal misturar o espírito de um boteco, com o de um pub, e ainda rechear com cervejas artesanais? Esse é o Boteco Carioquinha, localizado no famoso bairro da Lapa. O bar é conhecido por ter uma extensa carta de cervejas especiais, além de sempre inovar nos pratos. Junto às cervejas, é possível experimentar grandes exemplares do famoso festival Comida di Buteco, evento que o bar participa anualmente.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 822. Centro, Rio de Janeiro.

Marmota Brewery

Ainda na Lapa, a cervejaria Marmota conta com uma das fábricas mais recentes da cidade. No bar anexo à fábrica, as cervejas podem ser consumidas muito frescas. Os destaques para degustação são a Marmota IPA e a Belgian Strong Golden Ale, além de uma série de experimentais envelhecidas em barris de madeira.

Endereço: Rua do Rezende, 38. Centro, Rio de Janeiro.

Hocus Pocus DNA

Na zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro Botafogo, está localizado o bar da cultuada cervejaria Hocus Pocus, chamado de DNA. No local, é possível encontrar “hits” da marca, como a Strong Golden Ale, a Magic Trap, e também uma linha de cervejas experimentais vendidas apenas no próprio bar. O menu  traz também algumas deliciosas guloseimas, com destaque para o Space Cookie. A casa possui ainda decoração alternativa e costuma tocar trilha repleta de rock psicodélico.

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 186. Botafogo, Rio de Janeiro.

Cervejaria Zero9

Brewpubs ainda são pouco comuns no Rio de Janeiro. Um dos exemplares mais recentes é o da cervejaria Zero9, que faz referência ao famoso posto da praia de Ipanema. O Brewpub da Zer09 possui 21 torneiras de chope, que permite que o público prove a cerveja em seu estado mais fresco. A casa é formada por um espaço coletivo, que conta com restaurante e carta de drinques.

Endereço: Rua Farme de Amoedo, 43. Ipanema, Rio de Janeiro.

Tio Ruy

A cervejaria Tio Ruy conta com produção própria e está criando uma rede de bares. Um dos mais recentes está localizado na Barra da Tijuca. A nova casa conta com 12 torneiras de cervejas, sempre abastecidas com rótulos selecionados, tem cardápio de hambúrgueres, menu executivo e clássicos petiscos de boteco, que permitem as mais incríveis harmonizações.

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 231. Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Mercado Cervejeiro
22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
19/09/2022 às 15h14.

De 2013 até os dias atuais. A expansão do Mondial no Brasil

Gabriel Pulcino, gerente de negócios do Mondial de la Bière conta um pouco sobre as histórias por trás de um dos maiores festivais de cervejas do mundo.

Compartilhe