1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Parabéns, Rio: 5 lugares para beber cerveja na cidade maravilhosa
Parabéns, Rio: 5 lugares para beber cerveja na cidade maravilhosa
Em 28/02/2022 às 10h00.

Parabéns, Rio: 5 lugares para beber cerveja na cidade maravilhosa

No aniversário do Rio de Janeiro, conheça cinco lugares para beber cerveja artesanal, enquanto aprecia a cidade maravilhosa.

Felipe Freitas
Por Felipe Freitas, cervejar.com
Engenheiro Químico e Sommelier de Cerveja

Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, comemora 457 anos no dia 1º de março. Com centenas de bares, carinhosamente chamados de botecos, espalhados por todos os lugares, o Rio ama cerveja. A cidade é destaque em cerveja artesanal, com algumas das marcas mais reconhecidas do Brasil.

É por isso que apreciar o mundo da cerveja artesanal na cidade maravilhosa é uma oportunidade para também conhecer suas belezas. A seguir, conheça cinco lugares para apreciar a bebida em diferentes bairros do Rio.

Boteco Carioquinha

Que tal misturar o espírito de um boteco, com o de um pub, e ainda rechear com cervejas artesanais? Esse é o Boteco Carioquinha, localizado no famoso bairro da Lapa. O bar é conhecido por ter uma extensa carta de cervejas especiais, além de sempre inovar nos pratos. Junto às cervejas, é possível experimentar grandes exemplares do famoso festival Comida di Buteco, evento que o bar participa anualmente.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 822. Centro, Rio de Janeiro.

Marmota Brewery

Ainda na Lapa, a cervejaria Marmota conta com uma das fábricas mais recentes da cidade. No bar anexo à fábrica, as cervejas podem ser consumidas muito frescas. Os destaques para degustação são a Marmota IPA e a Belgian Strong Golden Ale, além de uma série de experimentais envelhecidas em barris de madeira.

Endereço: Rua do Rezende, 38. Centro, Rio de Janeiro.

Hocus Pocus DNA

Na zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro Botafogo, está localizado o bar da cultuada cervejaria Hocus Pocus, chamado de DNA. No local, é possível encontrar “hits” da marca, como a Strong Golden Ale, a Magic Trap, e também uma linha de cervejas experimentais vendidas apenas no próprio bar. O menu  traz também algumas deliciosas guloseimas, com destaque para o Space Cookie. A casa possui ainda decoração alternativa e costuma tocar trilha repleta de rock psicodélico.

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 186. Botafogo, Rio de Janeiro.

Cervejaria Zero9

Brewpubs ainda são pouco comuns no Rio de Janeiro. Um dos exemplares mais recentes é o da cervejaria Zero9, que faz referência ao famoso posto da praia de Ipanema. O Brewpub da Zer09 possui 21 torneiras de chope, que permite que o público prove a cerveja em seu estado mais fresco. A casa é formada por um espaço coletivo, que conta com restaurante e carta de drinques.

Endereço: Rua Farme de Amoedo, 43. Ipanema, Rio de Janeiro.

Tio Ruy

A cervejaria Tio Ruy conta com produção própria e está criando uma rede de bares. Um dos mais recentes está localizado na Barra da Tijuca. A nova casa conta com 12 torneiras de cervejas, sempre abastecidas com rótulos selecionados, tem cardápio de hambúrgueres, menu executivo e clássicos petiscos de boteco, que permitem as mais incríveis harmonizações.

Endereço: Avenida Olegário Maciel, 231. Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Brasil Brau 2022
Brasil Brau 2022
Mercado Cervejeiro
16/05/2022 às 11h20.

Qual cerveja levar? Escolhendo cervejas no supermercado

Um breve guia para te ajudar a conhecer novas cervejas, sem se perder na diversidade de opções dos supermercados.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
13/05/2022 às 13h50.

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Fórum mais tradicional e longevo do setor reúne palestrantes nacionais e internacionais para debater técnicas de produção, processos, insumos e serviços ao longo de três dias.

Compartilhe