1. Home
  2. /
  3. Caderno do Chef
  4. /
  5. Pão de bagaço de malte é simples e saboroso
Pão de bagaço de malte é simples e saboroso
Em 04/12/2021 às 10h00.

Pão de bagaço de malte é simples e saboroso

O bagaço de malte é a parte sólida que sobra da mostura da cerveja. Composto basicamente por cascas, pode ser um aliado na gastronomia.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Cozinhar com cerveja é uma arte bastante popular na Bélgica, em algumas regiões da França e até na Alemanha. Assim como muitas culinárias tradicionais utilizam vinho na preparação de pratos, esses povos usam cerveja, e obtém ótimos resultados.

Mas a “cuisine à la bière” não se limita apenas ao uso da bebida pronta dentro do prato. Ela também pode utilizar as matérias-primas da bebida. Uma das receitas mais fáceis e famosas é o pão de bagaço de malte (malzbrot, em alemão), também conhecido como pão de cerveja ou pão cervejeiro.

O bagaço de malte é a parte sólida que sobra da mostura da cerveja. Ele é separado do líquido na clarificação do mosto e normalmente é descartado pelas cervejarias ou destinado para ração animal.

É composto basicamente por cascas de malte – fibra alimentar de alta qualidade – água, um pouco de proteína e carboidratos. Pode ser usado no preparo de diversos pratos, como farinha para empanar, ou até em crocantes para brownies de chocolate.

O bagaço e a receita

Há diversas receitas diferentes de pães com bagaço de malte. Mas, em geral, se trata de um pão de forma que tem entre 1/4 e 1/3 de bagaço. Isso porque, é necessário acrescentar farinha de trigo branca, que será a responsável por “dar a liga” e fazer crescer o pão.

Conseguir o bagaço também pode ser um pouco complicado para quem não faz cerveja em casa. Nesse caso, vale fazer contato com as cervejarias mais próximas. Como o bagaço é algo que seria descartado ou doado, isso não deve problema para elas.

Para conservar o bagaço, colete ele fresco, coloque em pacotes, e guarde no congelador ou no freezer, de preferência no peso exato para fazer uma receita de pão. Quando conservado em baixas temperaturas, o bagaço pode durar até um mês. Mas usá-lo fresco é ainda melhor. No entanto, quando exposto ao ar e em temperatura ambiente, ele dura menos de 24 horas.

Você também pode adaptar a receita de pão de sua preferência. Para isso, pense na proporção dos ingredientes e considere que o bagaço já tem uma boa quantidade de água. Por isso, misture ele aos componentes secos da receita primeiro e, só depois, acrescente a água aos poucos até dar ponto na massa.

Para facilitar, a receita abaixo está medida em volumes. Quanto mais farinha de trigo, mais a massa ficará macia. O rendimento é de dois pães.

Pão de bagaço de malte

Ingredientes

  • 4 copos americanos de farinha de trigo branca;
  • 2 copos americanos de bagaço de malte;
  • 3 colheres (chá) de fermento biológico seco;
  • 2 1/2 copos americanos de água morna;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1/3 copo de óleo.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture com uma colher o bagaço, o fermento, metade da farinha e metade da água, em temperatura ambiente ou levemente aquecida (entre 25º C e 30º C);
  2. Cubra com um pano de prato limpo e aguarde por cerca de dez minutos para ativar a levedura. Evite superfícies frias e locais com correntes de ar;
  3. Adicione o sal, o óleo e a outra metade da farinha branca;
  4. Misture com as mãos, e inclua o restante da água, aos poucos, até que a massa ganhe forma;
  5. Em uma superfície lisa, polvilhada de farinha, amasse bem o pão por cerca de dez minutos. Se necessário, adicione mais farinha;
  6. Separe duas formas de pão untadas ou forradas com papel manteiga, divida a massa em cada uma das formas;
  7. Deixe a massa descansar por cerca de uma hora em local morno;
  8. Asse os pães por cerca de 40 minutos a 200º C;
  9. Após retirar do forno, desenforme antes de esfriar completamente.
Mercado Cervejeiro
23/06/2022 às 10h57.

Com nova lei, Rio de Janeiro pode ganhar mais cervejarias

Após receber aprovação final e entrar em vigor, lei pode ser o “empurrão” que faltava para pessoas que desejam abrir sua cervejaria artesanal, mas encontravam barreiras para isso.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
16/06/2022 às 10h00.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 3 iniciativas que apoiam a causa

O dia 28 de junho marca a luta pela diversidade e igualdade de direitos. A cerveja não está alheia ao tema e já existem, inclusive, iniciativas e empreendimentos na área.

Compartilhe