1. Home
  2. /
  3. Mercado Cervejeiro
  4. /
  5. Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo
Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo
Em 22/09/2022 às 10h58.

Oktoberfest: Conheça as 5 maiores do mundo

Você sabia que a festa de Munique não é a maior do mundo? Saiba quais são as cinco maiores Oktoberfests e suas curiosidades.

Luis Celso Jr.
Por Luis Celso Jr., cervejar.com
Jornalista e Sommelier de cerveja

Em outubro, em qualquer lugar onde exista um alemão ou descendente, tem Oktoberfest. Brincadeiras à parte, apesar da festa tradicional ser realizada entre setembro e outubro em Munique, na Alemanha, muitas outras também ocorrem em locais que tiveram influência germânica. Até na China!

1 – Quingdao – China

Em 2019, aproximadamente 7,2 milhões de pessoas compareceram ao Qingdao Beer Festival, considerada a Oktoberfest da Ásia, segundo a imprensa local. Isso faz dela a maior do mundo em número de participantes. Foram consumidos, pelo menos, 2,1 milhões de litros de cerveja até a metade da segunda semana de um total de três do evento.

A cidade foi um entreposto naval alemão na virada do século XX. Colonos alemãs e britânicos fundaram na cidade a Tsingtao, hoje a segunda maior cervejaria da China, detentora de 15% do mercado nacional de cervejas e vendida em mais de cem países.

2 – Munique – Alemanha

A festa de Munique é a Oktoberfest original que celebra não só a cerveja, mas a cultura germânica como um todo. Mais de 6,3 milhões de pessoas passaram pelo evento na sua última edição, em 2019, de acordo com números oficiais da festa. Mais de 7,3 milhões de litros de cerveja foram consumidos na época – uma média muito maior por pessoa do que na versão chinesa. A festa não foi realizada por dois anos em razão da pandemia de Covid-19 e retorna agora com força total.

3 – Kitchener e Waterloo – Canadá

Mais de 700 mil pessoas comparecem anualmente à Oktoberfest das cidades-irmãs Kitchener e Waterloo, no Canadá, o que coloca esta festa no topo da lista das Américas. Um grande desfile é uma das maiores atrações do evento, realizado no Dia de Ação de Graças canadense. Essa “parada” reuniu mais de 150 mil pessoas, em 2016. A cidade também tem raízes germânicas. Até 1916, era chamada de Berlim, em homenagem a capital da Prússia na época.

4 – Blumenau – Brasil

A festa de Blumenau, em Santa Catariana, já foi considerada a segunda maior Oktoberfest do mundo, atingindo mais de 1 milhão de pessoas na década de 1990. Na última edição, em 2019, compareceram cerca de 500 mil foliões. É a maior da América Latina e uma das maiores festas alemãs fora da Alemanha.

O evento foi criado em 1984 para ajudar a cidade a se recuperar de uma grande enchente do rio Itajaí-Açu. A região do Vale do Itajaí recebeu muitos imigrantes alemães e tem forte raiz germânica. O Brasil também tem outras grandes Oktoberfests em diversas cidades. As mais tradicionais são de Santa Cruz do Sul e Igrejinha, ambas no Rio Grade do Sul.

5 – Cincinnati – EUA

Considerada a maior dos Estados Unidos, a Oktoberfest de Cincinnati, em Ohio, reúne cerca de meio milhão de pessoas. O evento acontece desde 1974. Tudo começa com a Corrida Anual dos Wieners, na qual cerca de cem cães da raça Dachshund vestidos de cachorro-quente disputam a vitória. Mais de 1,6 mil quilos de chucrute, 80 mil salsichas e 23 mil pretzels são consumidos durante a festa.

Mercado Cervejeiro
30/01/2023 às 11h30.

Michael Jackson da cerveja: Conheça o escritor que inspirou gerações de cervejeiros

Você sabia que o universo cervejeiro tem o seu Michael Jackson? Conheça a história do Beer Hunter, o jornalista que viajou o mundo em busca de uma cerveja excepcional.

Compartilhe
Mercado Cervejeiro
26/01/2023 às 11h30.

Pertinho de São Paulo: 5 lugares para beber cerveja artesanal em Campinas

A pouco mais de 80 quilômetros de São Paulo, Campinas é recheada de opções para curtir uma boa cerveja artesanal; conheça cinco lugares para beber na cidade.

Compartilhe